O III Festival Mário de Andrade vai esquentar a programação cultural durante o feriado prolongado em São Paulo. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento é totalmente gratuito e visa celebrar a literatura e a cultura do livro, incentivando o debate e a formação de novos leitores. As atividades ocorrem no prédio anexo da Biblioteca Mário de Andrade, que é a maior biblioteca pública do estado e segunda maior do país, além de outros equipamentos culturais espalhados pela cidade.
Segundo a Secretária de Cultura Aline Torres, o festival reitera a importância do centro da cidade, e “reforça que a literatura caminha junto com outras manifestações populares, muitas delas herança das culturas afrobrasileiras e indígenas do nosso país”. O evento contará com nomes de escritores e artistas importantes – como Davi Kopenawa, Tom Zé, Geovani Martins, Ana Maria Gonçalves, Letrux, Veronica Stigger, Arnaldo Lorençato e Dudu Bertholini – e receberá uma feira do livro com 52 participantes, entre grandes e pequenas livrarias e editoras, que foram aprovados por edital. As bancas estarão expostas no entorno da Biblioteca, na Praça Dom José Gaspar e na Avenida São Luís.
A terceira edição se foca na Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, que completa 85 anos em 2023. A expedição foi organizada em 1938 pelo escritor modernista, que era então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, para registrar a tradição popular do Norte e do Nordeste do Brasil. O objetivo era investigar as missões populares das regiões do Brasil que ainda não tinham contato com o exterior e que poderiam desaparecer frente à urbanização e à industrialização do país.
Eventos previstos
O III Festival Mário de Andrade é totalmente gratuito e visa celebrar a literatura e a cultura do livro, incentivando o debate e a formação de novos leitores.
Na sexta-feira, dia 13, o festival abre com a lavagem da escadaria da Biblioteca como parte de um ritual de celebração realizado pelo Afoxé Omodé Obá Mãe Liliande. Em seguida, o grupo vai liderar um cortejo saindo da Biblioteca Mário de Andrade até a Praça das Artes, onde ocorre a mesa “Reescrevendo o Brasil: A Missão 85 anos depois”, com a presença do escritor carioca Geovani Martins, da romancista Ana Maria Gonçalves e o autor, xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa.
Uma novidade da edição é a presença de uma equipe curatorial convidada, iniciativa que garante a pluralidade das atividades do evento. Em 2023, os participantes são o escritor indígena Daniel Munduruku, a jornalista especializada em moda Erika Palomino, a pesquisadora de moda Hanayrá Negreiros, a poeta e tradutora Lubi Prates e o artista visual e babalorixá Moisés Patrício.
Jurandy Valença, que está à frente da instituição desde 2021, destaca a apresentação das exposições “As Missões do Mário de Andrade: identidades, encantos e desencantos” e “Mário de Andrade e a estética fotográfica modernista”, que ficarão em cartaz na própria Biblioteca. “Patrimônio inestimável da cidade de São Paulo, o acervo da Missão é pouquíssimo conhecido pelo grande público. Ao colocá-lo no centro do Festival, a Biblioteca joga luz sobre esse material que continua sendo fundamental para pensar a cultura brasileira em toda a sua diversidade e complexidade. Vale destacar que esses registros também alimentam debates contemporâneos importantes, sobre temas como representatividade e narrativas artísticas dominantes”, pontua.
SERVIÇO | III Festival Mário de Andrade
Onde: Biblioteca Mário de Andrade, Praça Dom José Gaspar, Centro Cultural São Paulo | São Paulo/SP);
Quando: 13 a 15 de outubro, em vários horários;
Quanto: Gratuito. Para saber a programação completa, confira aqui.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.