• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Quando o sangue não flui – a trama cansativa do ‘Evangelho de Sangue’

'Evangelho de Sangue', última obra de Clive Barker lançada pela Darkside, não é uma boa nova.

porWalter Bach
20 de outubro de 2016
em Literatura
A A
Quando o sangue não flui - a trama cansativa do 'Evangelho de Sangue'

Clive Barker, autor de 'Evangelho de Sangue', publicado pela Darkside. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

OEvangelho de Sangue é o nova obra de Clive Barker, conhecido pela franquia de filmes Hellraiser, criada a partir de um de seus livros. A publicação de mais um livro dos cenobitas infernais em terras brasileiras é uma boa nova, pena que dessa vez o resultado não foi.

O livro começa bem, com seu prólogo sangrento o bastante para fazer o livro “gênese” da saga, publicado no Brasil em 2015, parecer brincadeira de criança. É como se a gente estivesse na cena vendo tudo acontecer diante dos nossos olhos, e não tem reação diante do horror – talvez a experiência de termos essas cenas narradas internamente, graças à leitura, as torne mais repugnantes do que suas versões cinematográficas. Nesse aspecto temos puro Clive Barker.

Mas a evisceração literária não basta para prender alguém no enredo, e o excesso dela pode cansar. A história realmente começa quando acompanhamos Harry D’Amour, um policial de Nova York que parece sufocar alguma sensação dentro de si. Se fosse apenas a ida-e-volta entre banalidades e pancadarias de seu cotidiano, ele aceitaria com doses de inércia e uma distração qualquer, mas isso não basta para conter o que ele sente, menos ainda para segurar o inferno com o qual se depara páginas adiante.

Mas a evisceração literária não basta para prender alguém no enredo, e o excesso dela pode cansar.

Parte dos problemas dele são causados por Pinhead, o cenobita mais conhecido da franquia – nossa simpática cria pálida com espinhos enterrados na cabeça, sem pudor de esfregar na humanidade a pose “te mato quando eu quiser” invocando suas correntes do limbo. Pinhead tem uma história própria que também acompanhamos, segue sozinho em sua peregrinação, enfrentando a burocracia do inferno e comprando briga com qualquer demônio que se impor sobre si. Seu objetivo se revela lentamente para nós, e fica claro que atender humanos tediosos buscando saciar o hedonismo pela graça infernal está longe de seu foco, cujas exigências não são atendidas pelo mero uso – e principalmente descarte – de uns reles humanos.

Embora seja um dos protagonistas e sua história se cruze com a do policial Harry D’Amour, não é exagero dizer que o livro é do cenobita. O humano tem sua importância na trama e até seus prós, apresentados quando interage com suas companhias, gradativamente apresentadas (embora seja fácil ter a impressão de que um personagem ou dois a menos fariam bem) – um deles é o humor involuntário na base do desrespeito mútuo -, mas a participação detetivesca e acidental dele é ofuscada sem esforço pela narrativa desumana.

Aqui está um dos contras desse Evangelho. Há momentos em que a ida-e-volta de capítulos entre Pinhead e D’Amour parece uma porta giratória de personagens, narrada com muitos adjetivos que cansam rápido e uma coleção de fizera, fora e outras palavras traduzidas que atrapalham a espontaneidade do texto. Este, por sua vez, incomoda pelo excesso: não de sangue – é Hellraiser, afinal – mas de personagens, de cenas e de narrativa; muitas partes do enredo parecem estendidas de propósito, como se a imposição descritiva bastasse para torná-lo atraente, o livro poderia ter cerca de 50 páginas a menos e não fariam falta. Fica difícil entender o que aconteceu com Clive Barker nessa obra, pois seu livro Hellraiser mostra que ele sabe escrever uma obra empolgante do início ao fim, seja ela mais modesta, menos pomposa e até menos visceral do que este Evangelho de Sangue.

EVANGELHO DE SANGUE | Clive Barker

Editora: Darkside;
Tradução: Alexandre Callari;
Tamanho: 320 págs.;
Lançamento: Agosto, 2016.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: Book ReviewClive BarkerCrítica LiteráriaDarksideEvangelho de SangueHellraiserLiteraturaResenhaterror

VEJA TAMBÉM

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.
Literatura

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.
Literatura

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Filme de Rafhael Barbosa faz parte da Mostra Competitiva Brasileira na 15ª edição do Olhar de Cinema. Imagem: Olhar Filmes / Divulgação.

Crítica: Os mistérios da ausência em ‘Olhe para Mim’ – Olhar de Cinema

9 de junho de 2026
Milla Fernandez é autora e estrela em 'TIP
 (Antes que me Queimem Eu Mesma me Atiro no Fogo)'. Imagem: Divulgação.

‘TIP’: retrato vivo de uma atriz em chamas

8 de junho de 2026
Cena de 'Telúrica: a Íntima Utopia', exibido no Olhar de Cinema: Imagem: Gilvan Barreto / Divulgação.

Crítica – ‘Telúrica: a Íntima Utopia’ encontra humanidade onde o mundo prefere enxergar diagnóstico – Olhar de Cinema

8 de junho de 2026
Tânia Maria e Rejane Faria dividem cena em 'Yellow Cake'. Imagem: Urânio Filmes / Divulgação.

‘Yellow Cake’ abre o Olhar de Cinema entre aplausos e controvérsia

5 de junho de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.