• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

A mulher pós-moderna de Livia Garcia-Roza

porAlejandro Mercado
10 de abril de 2017
em Literatura
A A
Livia Garcia-Roza tem Meus Queridos Estranhos relançado pela Companhia das Letras

Livia Garcia-Roza é relançada pela Companhia das Letras. Foto: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Vinte anos depois de sua estreia, Meus Queridos Estranhos retornou em nova edição, desta vez lançada pela Companhia das Letras. As obras da escritora carioca Livia Garcia-Roza carregam diferenças entre si, mas um ponto sempre em comum: o conflito. Difícil não enxergar em sua formação como psicóloga e nos anos dedicados à psicanálise a influência que permeia sua prosa.

Meus Queridos Estranhos acompanha a história de uma protagonista que nunca é nomeada, um jogo interessante proposto por Livia Garcia-Roza, que torna a obra identificável por qualquer mulher que leia o livro. Ela, a personagem, é uma musicista que é deixada por Manoel após anos de casamento. Sem muitas explicações, ela passa a viver uma série de dúvidas sobre como será sua vida dali para a frente. Concomitantemente, a personagem enfrenta uma série de embates com a filha adolescente, que se agravam após a repentina morte de seu ex-marido e a possibilidade de que ela viva um novo amor.

Narrado em primeira pessoa, Meus Queridos Estranhos é orquestrado a partir de cenas do cotidiano e de reflexões da narradora-personagem, transitando entre o passado e o presente, convocando o leitor a tornar-se cúmplice dela, seja por suas indagações, seja por seus conflitos.

Ela é uma mulher que vive (como a maioria das mulheres pós-modernas) entre a vida profissional e a dedicação à família, mas que carrega consigo uma infinidade de incertezas e inseguranças. Essas características perpassam a morte de Manoel e atingem os momentos seguintes de sua vida, interferindo em suas relações. A dificuldade da personagem em seguir adiante e esquecer Manoel toma conta de sua rotina e, consequentemente, da narrativa.

Meus Queridos Estranhos acompanha a história de uma protagonista que nunca é nomeada, um jogo interessante proposto por Livia Garcia-Roza, que torna a obra identificável por qualquer mulher que leia o livro.

Isto gera certo incômodo ao longo da leitura, já que sua relação com Xavier, o novo romance, é repleta de momentos pouco críveis. Em alguns trechos, fica a impressão de que se trata mais de um ritual de luto constante do que uma relação saudável entre dois adultos. Algo semelhante ocorre em sua relação com a filha. Parece haver uma certa desconexão entre Mariana (a filha) e narradora-personagem, que possuem laços muito frágeis. Contudo, estes pontos não desvalorizam a obra.

Livia Garcia-Roza é feliz em criar uma obra em que seus conflitos são facilmente identificáveis, pois apontam a convergência de uma mulher que vive, ao mesmo tempo, sua independência e a prisão aos padrões de uma sociedade machista e opressora. Ainda que, por vezes, a personagem soe exageradamente passiva e permissiva, é indiscutível que ela é reflexo do ambiente em que foi criada, tornando Meus Queridos Estranhos uma espécie de autocrítica e desabafo.

MEUS QUERIDOS ESTRANHOS | Livia Garcia-Roza

Editora: Companhia das Letras;
Tamanho: 152 páginas;
Lançamento: Fevereiro, 2017.

[button color=”red” size=”small” link=”https://amzn.to/2JOfS3w” icon=”” target=”true” nofollow=”false”]Amazon[/button]

[button color=”red” size=”small” link=”https://click.linksynergy.com/deeplink?id=xZWCX/lDoQg&mid=40684&murl=https%3A%2F%2Fwww.livrariacultura.com.br%2Fp%2Flivros%2Fliteratura-nacional%2Fromances%2Fmeus-queridos-estranhos-46460439″ icon=”” target=”true” nofollow=”false”]Livraria Cultura[/button]

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Companhia das LetrasCrítica LiteráriaLiteraturaLiteratura BrasileiraLivia Garcia-RozaMeus Queridos Estranhos

VEJA TAMBÉM

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.
Literatura

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.
Literatura

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.