• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

‘Narrativas do espólio’: um livro para iniciados em Kafka

'Narrativas do espólio' reúne “sobras” de Franz Kafka e mostra talento e domínio da linguagem.

porJonatan Silva
20 de outubro de 2017
em Literatura
A A
‘Narrativas do espólio’: um livro para iniciados em Kafka

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

No posfácio de Narrativas do espólio, o tradutor e pesquisador Modesto Carone adverte que o título do volume não é exatamente um nome, mas sim uma classificação das histórias que compõem o livro em questão, de Franz Kafka (1883 – 1924). Os textos são as sobras daquilo que o escritor checo produziu e que não chegou a ser publicado em vida. Max Brod, amigo fiel e herdeiro literário do autor d’O Processo, encarregou-se de reunir os breves relatos e transformá-los em uma obra única e essencial para os leitores kafkianos.

Considerando que apenas um sexto da produção de Kafka chegou à luz do dia enquanto o escritor estava vivo, Narrativas do espólio é um importante e conclusivo apanhado que percorre os anos de 1914 a 1924, ou seja, pouco antes d’A Metamorfose até o fim de sua atormentada e confusa vida. Muitos dos contos são alegorias como “Pequena fábula”, “À Noite” e “Poseidon”, ou exercícios textuais a tratar do Direito, tema que permeou boa parte de seus escritos, como em “Sobre a questão das leis” e “Advogados defesa”. “Blumfeld, um solteirão de meia-idade”, segundo texto do compêndio e um dos mais longos, é um dos contos mais interessantes de Kafka e, facilmente, poderia estar em A Contemplação ou O Médico rural.

É interessante percorrer o livro à procura de elementos que demonstrem a evolução do artista. Para Kafka, a literatura sempre foi a sua salvação – ao passo que os relacionamentos (quase sempre turbulentos) eram a sua danação, o seu processo, como gostava de se referir à noiva Felice Bauer –, chegando a abandonar o “vantajoso” emprego em uma companhia de seguros de Praga para se dedicar a escrever em tempo integral.

Ainda que não seja um livro de estudos, Narrativas do espólio é uma obra para leitores avançados e mais interessados na literatura como arte – em sua essência – muito mais que nas histórias que o checo tem a nos contar.

Narrativas do espólio, como se pode esperar, não é um livro com unidade, ao contrário, mas é fundamental para que se possa compreender o raciocínio daquele que foi um dos grandes escritores do século XX e influenciou nomes como Elias Canetti, Beckett, Cortázar, Macedônio Fernandez e Borges.

Na pele

É clichê dizer que temos muito a agradecer a Bord. Se ele tivesse seguindo as ordens do amigo – que deixou dois testamentos em que pedia para seus textos fossem destruídos –, a literatura não seria a mesma. A vida, como diz o ditado, é mais estranha que a ficção: o fim de parte da família Kafka, em um campo de concentração nazista, parece muito ter saído dos textos de Franz. Como em A Colônia Penal, as irmãs do escritor tiveram sua sentença e crimes tatuados na pele.

Por outro lado, as narrativas que encerram a produção literária de Kafka confirmam o caráter fragmentário de sua arte. O checo nunca foi um homem de por termos naquilo que fazia – fosse o que fosse, sempre deixava algo em aberto. Com seus textos não é diferente: boa parte deles está incompleto ou teve partes perdidas, como no caso d’O Processo e d’O Castelo. Ainda que não seja um livro de estudos, Narrativas do espólio é uma obra para leitores avançados e mais interessados na literatura como arte – em sua essência – muito mais que nas histórias que o checo tem a nos contar.

NARRATIVAS DO ESPÓLIO | Franz Kafka

Editora: Companhia das Letras;
Tradução: Modesto Carone;
Tamanho: 232 págs.;
Lançamento: Junho, 2002.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: A MetamorfoseCompanhia das LetrasCríticaCrítica LiteráriaFranz KafkaLiteraturaLiteratura ChecaMax BrodNarrativas do espólioResenha

VEJA TAMBÉM

Novas obras da autora neozelandesa começam a ganhar corpo no Brasil. Imagem: Alexander Turnbull Library / Divulgação / Montagem: Escotilha.
Entrevistas

Katherine Mansfield no Brasil; agora, por inteiro

9 de abril de 2026
Autora conversou com exclusividade com nossa reportagem. Imagem: Sebastián Freire / Divulgação.
Entrevistas

Mariana Enriquez: “Minha primeira impressão do mundo foi sob um regime autoritário muito feroz”

25 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'Peça sobre Peças' tem dramaturgia de Francisco Mallmann e direção de Fernando de Proença. Imagem: Vitor Dias / Divulgação.

‘Peça sobre Peças’ propõe teatro como memória em estado de dúvida

28 de abril de 2026
'O Estrangeiro' ganha nova adaptação dirigida por François Ozon. Imagem: Gaumont / Divulgação.

‘O Estrangeiro’ de Ozon e o risco da fidelidade

27 de abril de 2026
'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.