• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Vitor Ramil e seu impecável ‘Campos Neutrais’

porAlejandro Mercado
1 de dezembro de 2017
em Música
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Arrisco dizer, sem medo de cometer um exagero, que não há, hoje, na música brasileira, um artista tão completo quanto Vitor Ramil. O gaúcho de Pelotas possui uma obra extensa, diversificada, rica, arquitetada sob a forma de tramas milimetricamente pensadas. [highlight color=”yellow”]Ramil é vários em suas obras[/highlight]: poeta, arquiteto, engenheiro, físico, artista plástico e visual. Mas, se for necessário, também faz as vezes de jogador polivalente, capaz de atuar em todas as posições, ainda que não as domine por completo.

Vitor Ramil - Campos Neutrais
O intenso Vitor Ramil. Foto: Marcelo Soares/Divulgação.

Resgatando a denominação dada a uma faixa territorial do Rio Grande do Sul, através do Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, que determinava que tal área desabitada no sul do estado, desde o distrito de Taim até o Arroio Chuí, não pertenceria nem a Portugal nem à Espanha, o artista batiza seu décimo primeiro álbum de inéditas de Campos Neutrais.

Campos Neutrais é seu primeiro disco de inéditas em sete anos, [highlight color=”yellow”]a cereja do bolo de uma carreira construída com muito rigor técnico, mas também com versatilidade, improviso e talento.[/highlight] O novo trabalho oferece um compositor extremamente poético e com apuro melódico que raramente se vê. Vitor Ramil encara a música com muito esmero, sem com isso recorrer a hermetismos, ainda que o primor literário lhe seja uma característica marcante.

No documentário dirigido pelo curitibano Luciano Coelho, em que Vitor disseca a estética musical por ele criada (ou batizada, se levarmos em conta que ela é fruto do ambiente que compõe a região onde está inserida), Jorge Drexler afirma que “Ramil é mais brasileiro do que ele imagina” e, concomitantemente, “mais universal do que imaginam os brasileiros”. Campos Neutrais é a confirmação do que o músico uruguaio disse em A Linha Fria do Horizonte.

O compositor pelotense amarra pequenos detalhes de sua essência subtropicalista, da idiossincrasia estilística de seu DNA musical, e joga isto em um caldeirão que, sabemos de antemão, possui uma verve muito sulista, mas encontra este outro Brasil a que também pertence – e que constantemente procura por se ver representado nestas doses ora melancólicas, ora etéreas, ora edificantes das composições de Ramil.

O compositor pelotense amarra pequenos detalhes de sua essência subtropicalista, da idiossincrasia estilística de seu DNA musical, e joga isto em um caldeirão que, sabemos de antemão, possui uma verve muito sulista, mas encontra este outro Brasil a que também pertence.

Se a inquietude do músico já havia sido capaz de evocar o experimentalismo (A Paixão de V Segundo Ele Próprio), a poesia de Borges (Délibab), o lúdico (Tango), o coloquialismo (À Beça) e a melancolia (Ramilonga), agora vemos um Vitor Ramil que trata de nos envolver a partir de tessituras muito particulares, inserindo um tom sempre muito pessoal, mais que em qualquer fase de seus mais de trinta anos de carreira. Para chegar a este resultado, Vitor Ramil se soma ao paraibano Chico César, ao maranhense Zeca Baleiro, ao paraense Joãozinho Gomes e à poeta pelotense Angélica Freitas, como se a partir de seus olhos conhecêssemos um Brasil “mais brasileiro do que imaginamos”.

[highlight color=”yellow”]No auge de uma carreira impecável[/highlight], Vitor Ramil confirma toda sua maturidade e talento com Campos Neutrais, um disco significado pela sua estética do frio, universal, mas absurdamente brasileiro em tudo o que tal afirmação é capaz de abarcar. Candidatíssimo a melhor do ano.

Ouça ‘Campos Neutrais’ na íntegra no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: À BeçaA Linha Fria do HorizonteA Paixão de V Segundo Ele PróprioAngélica FreitasCampos NeutraisChico CésarCrítica MusicalDélibabJoãozinho GomesJorge DrexlerLuciano CoelhomilongaMPBMúsicamúsicos gaúchosRamilongaResenhaSpotifytangoVitor RamilZeca Baleiro

VEJA TAMBÉM

Músico partiu aos 88 anos, deixando imenso legado à música brasileira. Imagem: Reprodução.
Música

Bira Presidente: o legado de um gigante do samba

16 de junho de 2025
Retrato da edição 2024 da FIMS. Imagem: Oruê Brasileiro.
Música

Feira Internacional da Música do Sul impulsiona a profissionalização musical na região e no país

4 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.