• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
11 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Música Prata da Casa

‘Paó’, da Rafael Morais Trio, é regional e universal, antigo e moderno

Alejandro Mercado por Alejandro Mercado
16 de agosto de 2017
em Prata da Casa
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Rafael Morais, André Lauer e Gabriel Moraes estão unidos há quase sete anos. Neste período, além de bagagem que só a estrada oferece, adquiriram influências e o respeito na cena alternativa do norte do Paraná. Agora, finalmente, os fãs recebem com alegria o lançamento de seu primeiro álbum completo, Paó.

Por mais clichê que possa soar, é complicado encontrar outra frase para resumir a Rafael Morais Trio que não “um grupo que anda na contramão no cenário independente”. Ainda que os naipes de metais e o encontro com ritmos regionais brasileiros não seja uma novidade, a forma como o trio maringaense une as diferentes características e sonoridades, aliando porções fracionadas de dub e afrobeat com indie brasileiro – que por si só sempre teve como essência criativa a mistura, vide as diferenças bem visíveis entre Los Hermanos, Móveis Coloniais de Acaju e Pullovers, por exemplo –, denota uma capacidade ímpar de concatenar ideias e sons de modo requintado.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Talentosos na arte de amalgamar os gêneros sem cacofonias, a Rafael Morais Trio é capaz de agradar os fãs dos grupos anteriormente citados na mesma medida em que flerta com a proposta de brega moderno de expoentes da música brasileira, como Johnny Hooker, com o funk candomblé dos paulistas da Aláfia e o coco e maracatu da Orquestra Contemporânea de Olinda.

A banda de Maringá é mais um bom exemplo de como é possível trazer a riqueza da música regional brasileira a novos públicos através da mescla com ritmos considerados mais modernos.

Fruto dessa nova geração que escava e remexe as origens de nossa própria história musical, a banda de Maringá é mais um bom exemplo de como é possível trazer a riqueza da música regional brasileira a novos públicos através da mescla com ritmos considerados mais modernos. Neste sentido, Paó ecoa na trajetória de uma nova geração de músicos e fãs que estão redescobrindo as belezas do Brasil através da música.

Esse acréscimo da urgência da contemporaneidade na música, representada pelos arranjos e riffs mais diretos e, ao mesmo tempo, mais complexos, denota o intenso interesse e compromisso do grupo em prestar reverências sem que o tributo seja exclusividade. Por sinal, esse olhar para o “interior do país” não impede que a Rafael Morais Trio esqueça de retratar suas visões de mundo, incluindo uma verve poética que faz alusão aos tantos “Brasis” que se escondem nesta mesma regionalidade e interioridade proposta de forma musical por Rafael, André e Gabriel.

Sob este viés, faixas como “Mundo Cão” dão o tom de um disco que entende seu papel preponderante enquanto arte, de mostrar, falar e pensar o que significa ser morador dessa confusão chamada Brasil. Sem recorrer a lugares-comuns, Paó evoca o prazer de ser abraçado por notas sem perder o olhar crítico sobre o que os cerca, ao mesmo tempo que resgata o papel de flanêur do cancioneiro interiorano brasileiro. Nada mais moderno e rico que ser o que se é, inclusive na música.

Ouça ‘Paó’ na íntegra no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: bandas de maringábandas paranaensesindiemúsicamúsica brasileiramúsica regionalPãoRafael Morais Trio
Post Anterior

Quais as diferenças entre ‘Dança dos Famosos’ e ‘Dancing Brasil’?

Próximo Post

Pagamento em dinheiro

Posts Relacionados

O sujeito periférico da Imperador Sem Teto

4 de julho de 2019

O incontornável ‘Matagal’, da Naftalanja

27 de junho de 2019

Cadillac Dinossauros faz jogo de espelhos em ‘Disco Riscado’

6 de junho de 2019

Com ‘Mutt’, The Old Skull Guz confirma o momento ímpar da música em Maringá

23 de maio de 2019

Montanas Trio: os petardos de groove de ‘Serviço Comunitário’

16 de maio de 2019

As transições de Dow Raiz

9 de maio de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In