• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
19 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

O incontornável ‘Matagal’, da Naftalanja

Alejandro Mercado por Alejandro Mercado
27 de junho de 2019
em Prata da Casa
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Provavelmente você já ouviu algum álbum de jazz, uma abertura de série com um clássico do post-rock, dançou ao som de música eletrônica ou se arrepiou ao som de uma orquestra, seja ao tocar clássicos ou a interpretar trilhas sonoras famosas do cinema mundial. Ou seja, a música puramente instrumental não é propriamente um mistério para o ouvinte, mas a situação muda quando estamos falando de música experimental. Matagal, disco lançado em 2018 pela Naftalanja, se enquadra justamente neste recorte específico.

As ideias expostas em Matagal são, ao mesmo tempo, complexas e alegres, um mapa estético amplo, que não se fixa em uma única representação sonora. Controlar a carreira discursiva de Fábio Laskavski, Marcio Inglat, Higor Wendrychowski, Sandro Schemes e Giva é tarefa difícil e ingrata. O caminho trilhado pela Naftalanja está fora da obscuridade comumente apontada à música experimental. Há um notável estudo para cruzar sonoridades aparentemente díspares, resultando em algo que não se encaixa apenas em música ambiente, world music, lounge ou eletrônica.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O grupo passeia por diferentes movimentos artísticos com um impressionante senso de clareza e determinação, alternando tanto um minimalismo quando assim a situação exige, quanto a estranheza de melodias emprestadas de diferentes culturas. Matagal é genuinamente aventureiro – e excêntrico, e estranho, e alternativo, e expansivo, e…

Matagal é genuinamente aventureiro – e excêntrico, e estranho, e alternativo, e expansivo, e…

Há quem possa ouvir as músicas do disco e reflita sobre a história da apropriação cultural. Proponho mais que uma lente crítica, um olhar minucioso ao trabalho de exploração das infinitas possibilidades que a música oferece – algo que se vê com muito mais peso na música experimental. Parece-me muito mais um grupo de entusiastas olhando para o poder aglutinador da música, procurando construir algo novo a partir de elementos sonoros que amam do que outra coisa.

Entre tantas, há uma característica muito particular (e interessante) neste trabalho específico do grupo. Essa farra musical carrega em si uma certa imortalidade, uma versão muito própria desse mundo contemporâneo que parece competir com a própria ficção – num embate que, convenhamos, a ficção não tem sido capaz de acompanhar. Não espere encontrar em Matagal um porto seguro para as suas inseguranças diárias, um ancoradouro para nossas vulnerabilidades. Parte da excentricidade do registro é, também, parte do que lhe confere riqueza estética e sonora.

A partir de uma entrega ao ritmo impressionante das canções, defrontamos uma beleza cintilante, uma intensidade que arremata o ouvinte e o coloca diante da única realidade possível em dias nublados e frios, como este em que escrevo esta crítica: se entregar à sinfonia ondulante da música. Talvez pareça estranho de início, mas duvido muito que o leitor não se sinta abraçado pelos devaneios ali impressos. Um álbum incontornável.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: album reviewbandas curitibanasbandas paranaensescrítica musicalMatagalMúsica experimentalmúsica instrumentalNaftalanjaresenhareview
Post Anterior

‘Minhas Mães e Meu Pai’ discute o conceito de família

Próximo Post

Téssera Cia de Dança da UFPR faz temporada de apresentações gratuitas

Posts Relacionados

O sujeito periférico da Imperador Sem Teto

4 de julho de 2019
Disco Riscado Cadillac Dinossauros Ponta Grossa

Cadillac Dinossauros faz jogo de espelhos em ‘Disco Riscado’

6 de junho de 2019

Com ‘Mutt’, The Old Skull Guz confirma o momento ímpar da música em Maringá

23 de maio de 2019

Montanas Trio: os petardos de groove de ‘Serviço Comunitário’

16 de maio de 2019

As transições de Dow Raiz

9 de maio de 2019

Stolen Byrds e o camaleônico ‘Wunderlust’

18 de abril de 2019
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In