A DeSúbito Companhia traz aos palcos o espetáculo Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta, uma obra que mergulha nas delicadezas e tensões da adolescência, embaladas pelas icônicas canções de David Bowie, Aretha Franklin e PJ Harvey. Com dramaturgia de Ricardo Inhan e direção de Ricardo Henrique, a peça aborda a descoberta da sexualidade e o processo de crescimento na adolescência, oferecendo uma narrativa envolvente que promete emocionar e cativar o público.
Inspirado na graphic novel francesa O Enterro das Minhas Ex, de Anne-Charlotte Gauthier (publicada no Brasil pela editora Nemo), Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta apresenta a jornada de Charlotte, uma adolescente que vive em uma pequena cidade do interior. Dividido em três atos, o espetáculo retrata fragmentos do cotidiano repleto de curiosidades e contratempos vivenciados por ela.
‘Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta’: um mergulho na adolescência
A peça tem como cenário principal uma garagem, o local onde Charlotte se sente livre para extravasar seus pensamentos e desejos. Nesse espaço libertador, ela precisa aprender a lidar com preconceitos maiores do que o seu próprio quintal. O sonho de Charlotte é escapar da pequena cidade e explorar o mundo, assim como sua tia favorita fez há muitos anos.
A montagem de Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta mistura acontecimentos realistas e a imaginação da protagonista. Com uma linguagem rápida e dinâmica, semelhante à dos youtubers, a peça utiliza o lirismo e o realismo mágico para revelar os segredos, pensamentos, dúvidas, confissões e feitos de Charlotte. O espetáculo conta com a direção musical de Mini Lamers, responsável pelos vocais e pela guitarra, e a presença marcante de Didi Cunha na bateria.
A sensibilidade da DeSúbito Companhia em abordar a adolescência
Com um elenco totalmente feminino, a peça destaca as atrizes Tay O’hanna, Carla Zanini, Marô Zamaro e Mônica Augusto.
Com um elenco totalmente feminino, a peça destaca as atrizes Tay O’hanna, Carla Zanini, Marô Zamaro e Mônica Augusto. As artistas dão vida às personagens e trazem à cena toda a força e a sensibilidade necessárias para retratar o universo feminino e as experiências da adolescência.
Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta estreou em São Paulo no dia 19 de maio, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, e seguirá em cartaz circulando por diferentes teatros e centros culturais municipais (Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker, Teatro Paulo Eiró) até a segunda quinzena de junho. Todas as 16 apresentações são gratuitas, possibilitando o acesso ao espetáculo a um público diversificado.
O diretor Ricardo Henrique destaca a importância de dialogar com o público jovem e abordar temas pertinentes à adolescência com respeito e sensibilidade. “São muitas as crises nesse período, que é também uma passagem para a vida adulta. Por isso, quisemos dialogar com esse público jovem com o respeito que eles merecem”, afirma Henrique.
Compromisso com a criação contemporânea
Fundada em 2014, a DeSúbito Companhia é reconhecida por sua pesquisa voltada para a criação contemporânea a partir de dramaturgia própria. Com quatro trabalhos encenados, o grupo destaca-se por suas parcerias com renomados dramaturgos, como Ricardo Inhan, Rafael Augusto e a atriz e dramaturga Carla Zanini.
No próximo semestre, a companhia estreará o espetáculo Afeto – uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas, com dramaturgia de Carla Zanini, reforçando a abordagem afetiva presente nas obras do grupo. A circulação do espetáculo Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta foi viabilizada pela 2ª edição do edital de Múltiplas Linguagens e Culturas na cidade de São Paulo do Fomento ao Teatro.
Para mais informações sobre a programação completa e os locais de apresentação, acesse o site da DeSúbito Companhia.
SERVIÇO | Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta
Teatro Arthur Azevedo
Onde: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca | São Paulo/SP;
Quando: 19, 20 e 21 de maio, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h;
Quanto: Grátis.
–
Teatro Alfredo Mesquita
Onde: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana | São Paulo/SP;
Quando: 24 e 25 de maio, quarta às 21h e quinta às 15h e às 21h;
Quanto: Grátis.
–
Teatro Cacilda Becker
Onde: R. Tito, 295 – Lapa | São Paulo/SP;
Quando: 07 e 08 de junho, quarta às 21h e quinta às 15h e às 21h;
Quanto: Grátis.
–
Teatro Paulo Eiró
Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP;
Quando: 21 e 22 de junho, quarta às 21h e quinta às 16h e às 21h;
Quanto: Grátis.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.