Nova montagem da Súbita Companhia de Teatro, o espetáculo Ressaca assume o palco do Teatro da CAIXA Cultural Curitiba até o próximo dia 28 de maio. Com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h, a peça tem direção de Maíra Lour, que organiza três textos curtos inéditos de jovens dramaturgos.
Criado a partir de uma residência de criação dramatúrgica, Ressaca une textos de Carla Kinzo, Camila Bauer e Vinícius de Souza, destaques da cena contemporânea nacional, transformados em um enredo interpretado por Cássia Damasceno, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.
Os três atores em cena estão em uma sala durante a manhã de 1º de janeiro de um ano qualquer. Entender quem são aquelas pessoas, o que discutem, o que lembram e as razões para estarem ali entremeia a peça, que aposta na diversidade da criação dramatúrgica brasileira combinando diferentes estilos de escrita, oferecendo múltiplas possibilidades oriundas de um mesmo ponto de partida.
Contemporaneidade e união
“Toda construção é uma possibilidade de ruína. Quando falamos de ressaca, pensamos no depois. Mas depois da ressaca, o que sobra? O que acontece?”. O trecho é retirado do vídeo da residência que o grupo realizou em janeiro, para colocar em pé o espetáculo, contemplado com o Edital Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022.
Ressaca une artistas de diferentes regiões, unidos pelo desejo de compartilhar interesses e conhecimentos sobre o teatro contemporâneo. “Este encontro com três textos tão singulares de propostas dramatúrgicas contrastantes tem sido um exercício importante para pensar a encenação e interpretação que nos interessa hoje na Súbita”, explica a diretora Maíra Lour.
Formada em 2007, a Súbita tem em sua trajetória 15 espetáculos, 3 cenas curtas, 8 curta-metragens e 8 publicações em dramaturgia, além de workshops, residências e participações em festivais. Após celebrar 15 anos em 2022, a companhia reforça seu DNA de qualidade e ações voltadas à formação e fomento das artes cênicas.
Projeto de ‘Ressaca’ também oferece oficinas
View this post on Instagram
Além de poder conferir Ressaca, o projeto da Súbita oferecerá três oficinas gratuitas de dramaturgia, ministradas pelos responsáveis pela criação do texto da peça.
“Diálogo”, com Vinícius de Souza, que ocorrerá neste sábado, 13, terá foco no estudo a na criação de diálogos para a cena teatral. As inscrições já estão encerradas. No entanto, “A escrita, o confinamento e as imagens de amplidão: criação de textos curtos para a cena”, com Carla Kinzo, e “Iniciação à escrita dramatúrgica”, com Camila Bauer, estão com inscrições abertas até o próximo dia 21 de maio.
Elas serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente. Interessados podem acessá-la clicando aqui. A divulgação dos selecionados será no dia 24 de maio.
SERVIÇO | Ressaca
Onde: Teatro da CAIXA Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 | Centro, Curitiba/PR);
Quando: De 11 a 28 de maio, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h;
Quanto: Entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes;
Classificação: 14 anos.
Mais informações no perfil da Súbita no Instagram.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.