• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

‘Um Amor Incômodo’: o segredo da esfinge

porJonatan Silva
6 de outubro de 2017
em Literatura
A A
Elena Ferrante - Um Amor Incômodo
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em O Estrangeiro, de Camus, a morte da mãe de Meursault para mostrar ao mundo a liquidez das relações mais íntimas. No texto, a frieza do protagonista ao comparecer ao velório é o ponto-chave para entender que a morte daquela mulher anônima é uma ruptura com os tênues laços familiares. A misteriosa Elena Ferrante usa a mesma premissa – a morte da mãe – em Um Amor Incômodo para criar uma narrativa sobre essência e gênese. Quando Delia descobre que Amalia, a mãe, foi encontrada morta em circunstâncias pouco comuns, vestindo somente sutiãs muito caros, precisa tentar encontrar quem fez ou o que poderia tê-la levado ao um.

[box type=”note” align=”alignleft” class=”” width=”350px”]

Leia também
» ‘A Filha Perdida’: a história de uma mulher com sede
» Fama e anonimato

[/box]

Como é comum na obra da escritora italiana, [highlight color=”yellow”]o livro é um retrato intenso das relações inconstantes e instáveis entre mulheres de personalidade forte[/highlight] e que querem, a qualquer custo, se colarem em evidência. O corpo boiado de Amalia é a dinamite que detona a tranquilidade em que Delia vivia. Ao voltar para sua cidade, ela reencontra a irmãs, que estão mais interessadas em acabar com as formalidades fúnebres e regressar para suas casas. O verniz familiar não pode – e não deve – ser quebrado ou arranhado. E as três conseguem fazer isso muito bem, o que deixaria a Hannah de Woody Allen completamente envergonhada.

Um amor incômodo é marcado pelas estranhezas que tomam conta do dia a dia de Delia. Como na Tetralogia Napolitana, ou em A Filha Perdida, Ferrante cria um jogo de opostos. Ora é Amalia que se coloca à frente da filha como uma criatura autoritária e superior, ora é Delia que subjuga a mãe. Ao longo do livro, sujeitos escusos contribuem para esse ambiente tão insólito: o tio Filippo, que julga a irmã morta; Caserta, amigo da família e amante de Amalia; ou o pai de Delia, um homem à sombra da esposa.

Se Camus faz de seu clássico uma ode ao distanciamento, Elena Ferrante consegue o efeito contrário: a morte é o que une e alimenta Delia a refazer sua relação com a mãe.

Se Camus faz de seu clássico uma ode ao distanciamento, Elena Ferrante consegue o efeito contrário: [highlight color=”yellow”]a morte é o que une e alimenta Delia a refazer sua relação com a mãe – ainda que postumamente.[/highlight] É preciso coragem, e certo instinto selvagem, para reatar ao invisível e ao inominável. Delia, ao encontrar Antonio, também se liga ao seu passado mais íntimo. É com frieza que ela vai para cama com o amigo de infância – como se houvesse um acordo tácito entre ambos e fosse imprescindível cumpri-lo a cada (re)encontro.

É impossível ficar indiferente em Um Amor Incômodo, justamente porque é um livro sobre relações e quebras de amarras. Delia gostaria de, como Meursault, se sentir livre, mas não consegue. Isso só pode acontecer depois que o “mistério” for relevado – e se for. Como em um filme de David Lynch, o mais importante não são as respostas, e sim as perguntas que fazemos quando estamos lendo. Um Amor Incômodo é um livro sobre a esfinge, não sobre o segredo.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]UM AMOR INCÔMODO | Elena Ferrante

Editora: Intrínseca;
Tradução: Marcello Lino;
Quanto: R$ 22,90 (176 págs.);
Lançamento: Março, 2017.

[button color=”red” size=”small” link=”http://amzn.to/2yM2BDH” icon=”” target=”true” nofollow=”true”]Compre na Amazon[/button][/box]

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Albert CamusCríticaCrítica LiteráriaDavid LynchEditora IntrínsecaElena FerranteLiteraturaLiteratura ItalianasextaUm Amor IncômodoWoody Allen

VEJA TAMBÉM

Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.
Literatura

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
Elvis Presley e a pequena Lisa Marie. Imagem: Reprodução.
Literatura

‘Rumo ao Grande Mistério: Memórias’ relata a tragédia de ser filha de Elvis Presley

19 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo filme faz parte de uma nova trilogia, cuja sequência já foi filmada. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.

‘Extermínio 3: A Evolução’ revisita os escombros de uma nação

23 de junho de 2025
Autora produziu um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas. Imagem: Marcia Charnizon / Divulgação.

Por que os leitores amam — e nem toda crítica gosta — de ‘Tudo É Rio’, de Carla Madeira

20 de junho de 2025
'Cais' foi o grande vencedor do Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.

Olhar de Cinema afirma-se como território de risco, memória e insurgência estética

19 de junho de 2025
Elvis Presley e a pequena Lisa Marie. Imagem: Reprodução.

‘Rumo ao Grande Mistério: Memórias’ relata a tragédia de ser filha de Elvis Presley

19 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.