• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

À espera

porPaulo Camargo
6 de novembro de 2018
em Paulo Camargo
A A
À espera, crônica de Paulo Camargo

Imagem: Johanna S./Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Os olhos ainda brilham. Ele tem muito a dizer, mas se contém. É prudente, talvez até cauteloso, e evita falar alto demais. Quem desejar ouvi-lo, conhecer suas ideias, dará pistas. Uma delas será a atenção, que pode vir acompanhada de silêncio, ou não. Pouco importa. Saberá reconhecer o interesse genuíno no que guarda para a hora certa. Ainda é cedo.

Os ombros pesam um pouco, porque anda cansado de tanto falatório, da verborragia típica de quem não pensa antes de despejar opiniões não solicitadas. Ele tem dificuldade em lidar com gente assim, que borbulha palavras contundentes, frases de efeito, usadas como bijuteria barata, roupa vistosa, porém de má qualidade, que se desfaz na primeira, segunda lavagem. Olha ao redor e a vulgaridade por todo o canto o angustia e a melhor decisão é recuar. Por enquanto. São dias nublados.

Os ombros pesam um pouco, porque anda cansado de tanto falatório, da verborragia típica de quem não pensa antes de despejar opiniões não solicitadas. Ele tem dificuldade em lidar com gente assim, que borbulha palavras contundentes, frases de efeito, usadas como bijuteria barata, roupa vistosa, porém de má qualidade, que se desfaz na primeira, segunda lavagem.

A realidade tem o alfinetado. Ele se percebe como um boneco de vodu, crivado de maus pensamentos. Sente o corpo perfurado pelo veneno de quem se recusa a ouvir, repetindo um mantra infindável de verdades sob encomenda, nas quais eles passam a acreditar por pura conveniência. Quer distância dessa ladainha, da religiosidade de ocasião. A fé, o amor à pátria e a sede por justiça lhe parecem ensaiadas. Sente-se mergulhado no roteiro de filme ruim, uma colagem feita às pressas, sem alma, repleta de emoções baratas.

Resolve, então, fazer longas caminhadas. Andar pelas ruas do Centro. Quanto mais cheias melhor. Gosta do barulho, que, ironicamente, o acalma. A angústia que ele anda sentindo cede, aos poucos, ao apelo dos sons da cidade. A vida continua e é mais forte do que o receio que por vezes o invade. Os olhos voltam a incendiar, o peito se enche de esperança e a vontade é de gritar. Decide apenas escutar. Reduz a velocidade dos passos, porque não deseja que o tempo passe. Percebe ter medo do futuro que que está por vir, ao virar a esquina. Nos próximos dias, meses, anos. Neste instante, ele respira fundo e espera.

Tags: angústiaconveniênciaCrônicaemoções baratasesperaféladainhasreligiosidadesilêncioVerdadevodu

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Festival chega à sua 34ª edição este ano. Imagem: Divulgação.

ANÁLISE: Mostra Lúcia Camargo faz do palco um campo de disputa sobre memória, violência e pertencimento

19 de março de 2026
Cantora sinalizou que seu próximo disco fecha um ciclo. Imagem: Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Lykke Li

18 de março de 2026
A apresentadora Tyra Banks. Imagem: EverWonder Studio / Divulgação.

Série denuncia humilhações e abusos nas temporadas de ‘America’s Next Top Model’

16 de março de 2026
Show transitará entre o ruído do primeiro disco e a polidez do segundo. Imagem: YouTube / Reprodução.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Horsegirl

13 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.