• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Carvão’ mostra as entranhas de um Brasil complexo e absurdo

Primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, ‘Carvão’ conta com atuações destacadas e roteiro assertivo, em trama que evidencia as idiossincrasias do interior do Brasil.

porAlejandro Mercado
4 de novembro de 2022
em Cinema
A A
‘Carvão’ mostra as entranhas de um Brasil complexo e absurdo

Carolina Markowicz lança olhar a um Brasil interiorano idealizado e estereotipado pela classe média do país. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É impossível dissociar o primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, o atordoante Carvão, em cartaz nos cinemas, do Brasil contemporâneo. Merece real atenção o fato da lente da diretora não procurar estabelecer julgamentos, parece menos ainda interessada em correlacionar causa e consequência.

A trama de Carvão, que se passa em um Brasil do campo, é construída com todas as idiossincrasias que compõem os rincões do país, tão idealizado (e estereotipado) pelo cidadão médio – e, por que não, pelo cinema. Sob esta perspectiva, Markowicz parece também uma espectadora, que deseja captar (e capturar) as vicissitudes de seus personagens.

Em uma cidade do interior do país, Irene (Maeve Jinkings), Jairo (Rômulo Braga) e Jean (Jean de Almeida Costa) compõem uma família que luta para sobreviver, retirando seu sustento de uma pequena carvoaria no quintal de casa. Soma-se a esse núcleo, a figura do avô, pai de Irene, cuja saúde debilitada faz com que ele passe os dias na cama.

O velho faz tratamento com oxigênio para sua insuficiência respiratória, o que move uma das poucas visitas que a família recebe: um agente de saúde, responsável por realizar a manutenção do aparelho.

A diretora opta por ampliar nossa percepção no momento em que tudo tenderia a um reducionismo.

Essa rotina fechada em si muda quando uma agente do posto de saúde aparece na casa e, sem papas na língua, afirma que o pai de Irene não tem chance de recuperação, mas que pode ter uma solução para o problema da família.

Pressionados pelas dificuldades financeiras, aceitam participar de um esquema que envolve receber um traficante argentino, que precisa de um lugar para se esconder.

A chegada de Miguel (César Bordón) não muda apenas a rotina da casa, ela é catalisadora de um mergulho mais profundo de Carolina Markowicz nas entranhas da complexidade que permeia o Brasil apartado do litoral.

Miguel é um corpo estranho, cuja brutalidade de sua “carreira” entra em choque com a pasmaceira daquela família a quem ele mesmo considera nojenta, asquerosa, de uma realidade totalmente diferente a dele.

No entanto, nada é tão preto no branco em Carvão. A diretora opta por ampliar nossa percepção no momento em que tudo tenderia a um reducionismo.

Maeve Jinkings e César Bordón em 'Carvão'
Maeve Jinkings e César Bordón em ‘Carvão’. Imagem: Divulgação.

Aos poucos, quem parecia ser o corpo violento, uma espécie de representação do mal urbano, caminha para o amansamento, a ser tomado de assalto (e tornar-se vítima) daqueles a quem ele parecia assustar.

O filme parece engolir todas as possíveis ideias pré-concebidas até então (por parte do espectador, não do roteiro), através de um processo de aprofundamento nas complexidades dos personagens, muitas delas trazidas a partir do choque do estranhamento com Miguel.

Suas características mais guardadas vêm à luz, interligadas, criando contextos que beiram o absurdo e escancaram um ecossistema distante do idealizado.

Todavia, Carolina Markowicz não faz juízo de valor. Sua lente é observadora desse meio em que as violências íntimas eclodem pela ausência, pelo medo ou pela fé. A homossexualidade escondida de Jairo, a repressão sexual de Irene, a ausência de uma figura paterna a Jean, são ingredientes de um caldo de cultura que faz surgir o pior das pessoas.

Carvão é um filme mais conectado com as raízes profundas de nosso desequilíbrio como sociedade do que aparentaria de início. E é nessas entrelinhas que a ferocidade do roteiro se evidencia.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Carolina MarkowiczCarvãoCésar BordónCinemaCinema BrasileiroCrítica CinematográficaMaeve JinkingsResenhaRômulo Braga

VEJA TAMBÉM

12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.
Cinema

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.
Cinema

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025

FIQUE POR DENTRO

Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Imagem de Andy Warhol diante de suas serigrafias. Imagem: Autoral Filmes / Divulgação.

‘Andy Warhol – Um Sonho Americano’ desvenda a origem da genialidade do famoso artista

25 de junho de 2025
Cena de 'Eros', de Rachel Daisy Ellis. Imagem: Reprodução.

Sem pudores, ‘Eros’ aborda a sexualidade brasileira a partir dos motéis

24 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.