A Simões de Assis, galeria de arte contemporânea com espaços em São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú, inaugurou no fim de maio uma exposição inédita que reúne as obras de duas renomadas artistas, Ione Saldanha e Etel Adnan, na Casa Gerassi, localizada no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo.
Com curadoria do professor e pesquisador Luiz Camillo Osório, a mostra estabelece um diálogo entre as trajetórias e interesses artísticos dessas duas mulheres, explorando elementos como a cor, a abstração intuitiva e a busca por composições singulares.
Ione Saldanha & Etel Adnan também se destaca por ocorrer em um ambiente arquitetônico modernista projetado pelo conceituado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A mostra está disponível para visitação mediante agendamento prévio até o próximo dia 23 de julho.
Seleção de pinturas destaca interesses compartilhados
Apesar de Ione Saldanha, nascida em Alegrete em 1919, e Etel Adnan, nascida em Beirute em 1925, nunca terem se encontrado pessoalmente, suas obras apresentam uma conexão formal marcante. Ambas se dedicaram à investigação visual no campo construtivo e abstrato, o que será explorado na exposição inédita realizada pela Simões de Assis.
A mostra apresenta uma cuidadosa seleção de pinturas que evidencia os interesse semelhantes entre ambas as artistas. As obras em exibição proporcionam uma imersão no modernismo, um convite para explorar o espaço arquitetônico da Casa Gerassi.
“Nesta exposição, que ensaia um primeiro diálogo entre estas duas artistas, temos ainda a articulação de suas obras com a arquitetura brutalista e oxigenada de Paulo Mendes da Rocha”, comenta Luiz Camillo Osório, que entre 2009 e 2015 foi curador do MAM Rio. Projetada pelo arquiteto em 1991, a casa será o endereço temporário da Simões de Assis pelos próximos meses.
Os elementos de integração com o entorno natural são essenciais tanto nas pinturas de Saldanha quanto nas de Adnan, já que ambas cresceram e viveram em contato próximo com o mar, as montanhas e a luz natural. A busca por formas de permitir que a luz penetre no espaço, seja por meio da pintura ou da arquitetura, é “o que une essa casa e as obras expostas”, sinaliza Osório.
Trajetórias em destaque; exposição como ponto de encontro
Ione Saldanha & Etel Adnan é uma iniciativa que se enquadra no objetivo da galeria de estabelecer novos diálogos e perspectivas sobre a história da arte brasileira e latino-americana.
Etel Adnan, poeta, ensaísta e pintora nascida no Líbano, teve uma trajetória marcada por influências múltiplas. Sua obra literária foi fortemente influenciada pelo poeta Arthur Rimbaud, incorporando imagens surrealistas e metáforas com experimentação formal baseadas na linguagem.
Após manifestar descontentamento com as implicações políticas da escrita em francês, concentrou-se nas artes visuais, especialmente na pintura. Sua obra é caracterizada por cores intensas, formas geométricas e representações da paisagem, tendo como referência o Monte Tamalpais, visível de sua residência na Califórnia.
Já Ione Saldanha iniciou sua carreira artística enquanto frequentava o ateliê do artista Pedro Luiz Correia Araújo e posteriormente estudou na Académie Julian, em Paris. Desde os primeiros trabalhos, manifestou interesse pela geometria, explorando cenas e arquitetura em composições estilizadas.
Ao longo de seis décadas de produção, sua obra evoluiu, passando de pinturas figurativas para trabalhos abstratos e, posteriormente, para obras tridimensionais. Saldanha foi reconhecida pela síntese abstrata de elementos arquitetônicos e urbanísticos em suas criações, promovendo uma abordagem inovadora.
Ione Saldanha & Etel Adnan é uma iniciativa que se enquadra no objetivo da galeria de estabelecer novos diálogos e perspectivas sobre a história da arte brasileira e latino-americana. O programa da Simões de Assis busca subverter as narrativas hegemônicas da história da arte, proporcionando um encontro entre duas artistas que, mesmo em tempos distintos e em contextos diversos, estabelecem um diálogo visual único e enriquecedor.
Exploração de linguagens, suportes e materialidades
Etel Adnan e Ione Saldanha trabalharam à margem dos movimentos de vanguarda, experimentando linguagens visuais e explorando diferentes suportes e materialidades poéticas. No caso de Adnan, sua produção pictórica caminhou paralelamente à poesia e à escrita, resultando em obras que integram caligrafia cromática e pintura. Já Saldanha desenvolveu um trabalho intuitivo, explorando diversos suportes como tela, papel, ripas de madeira, bambus e bobinas.
A exposição destaca como ambas as artistas transitaram entre sensibilidades modernas e contemporâneas, buscando uma depuração visual e uma urgência de expressão que permitiu o trânsito entre linguagens e suportes. Esse diálogo entre escrita, pintura e escultura é evidenciado nas obras expostas, revelando a riqueza das pesquisas artísticas de Adnan e Saldanha.
SERVIÇO | Ione Saldanha & Etel Adnan
Onde: Casa Gerassi (R. Dr. Carlos Norberto de Souza Aranha, 409 – Alto de Pinheiros | São Paulo/SP);
Quando: até 23 de julho, de terças a sextas, das 0h às 19h, e sábados, das 10h às 18h;
Mais informações podem ser obtidas no site da galeria Simões de Assis.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.