• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘O Caso dos Irmãos Naves’: Person é corajoso ao escancarar tortura em plena Ditadura Militar

'O Caso dos Irmãos Naves', de Luiz Sérgio Person, retrata um dos fatos mais graves de injustiça do país, de irmãos presos e condenados por um crime que não cometeram.

porIsadora Rupp
15 de junho de 2016
em Cinema
A A
Person é corajoso ao escancarar tortura em plena Ditadura Militar

Cena do filme O Caso dos Irmãos Naves. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mesmo que você não consiga tempo para ver O Caso dos Irmãos Naves (1967) na última exibição da obra de Luiz Sérgio Person no 5º Olhar de Cinema, que encerra nesta quarta-feira (15), dê um jeito de colocar o filme  em uma daquelas listas de “para se ver” sem falta: o drama envolvente, que conta uma história acontecida em 1937, ainda explica muito sobre o funcionamento e as falhas da Justiça brasileira.

Um dos mais importantes filmes nacionais da década de 1960, Person conta na tela a história verídica, retratada pelo advogado João Alamy Filho em um livro que detalha um dos casos mais chocantes de injustiça no país: dois irmãos de Araguari, no interior de Minas Gerais, Sebastião José Naves e Joaquim Rosa Naves foram condenados por um crime que não cometeram.

Em pleno Estado Novo, a tortura da polícia, além de juiz acuado pelo autoritarismo policial, fez com que ambos confessassem o sumiço de um comerciante de cereais, sócio dos irmãos. A versão da polícia: eles o mataram para ficar com o dinheiro de uma grande venda. Mesmo não encontrando o dinheiro, a polícia bolou os detalhes do crime e colocou a pequena cidade contra os irmãos e a família.

O drama envolvente, que conta uma história acontecida em 1937, ainda explica muito sobre o funcionamento e as falhas da Justiça brasileira.

Alamy quer resolver a injustiça e trabalha com extrema dedicação: além das barbáries cometidas contra os irmãos, a mãe também foi presa e torturada pelas autoridades. Nem as esposas ou filhos dos irmãos foram poupados. Mesmo com os apelos do advogado, até mesmo o juiz ignorava depoimentos dizendo que houve tortura.

Das idas e vindas na justiça, com apelações ao caso, mesmo com a absolvição pelo júri por duas vezes, o veredito final não foi favorável, apesar de todas as evidências apontaram que não havia culpa por parte dos irmãos.

Contexto

Fora a história extraordinária, Person foi extremamente corajoso ao mostrar a tortura policial fria e bárbara na tela em plena Ditadura Militar: o filme acaba traçando um forte paralelo com a repressão e violência que aconteciam naquele ano de lançamento do filme, a mesma dos trinta anos anteriores.

O Caso dos Irmãos Naves  ganhou prêmios em festivais como o de Brasília (melhor roteiro),e foi celebrado no 5º Moscow International Film Festival.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCrítica de CinemaLuís Sérgio PersonLuiz Sérgio PersonO Caso dos Irmãos NavesOlhar de Cinema

VEJA TAMBÉM

Zendaya e Robert Pattinson estrelam nova produção da A24. Imagem: A24 / Divulgação.
Cinema

‘O Drama’ é um dos filmes mais provocativos do ano

23 de junho de 2026
Emily Blunt e Josh O'Connor estrelam a nova produção de Steven Spielberg. Imagem: Universal Studios / Divulgação.
Cinema

Spielberg volta a olhar para o céu em ‘Dia D’

16 de junho de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Jamie Bell e Richard Gadd em 'Pela Metade'. Imagem: BBC Studios / Divulgação.

Repressão, masculinidade tóxica e o peso do desejo em ‘Pela Metade’

3 de julho de 2026
Zendaya e Robert Pattinson estrelam nova produção da A24. Imagem: A24 / Divulgação.

‘O Drama’ é um dos filmes mais provocativos do ano

23 de junho de 2026
A jornalista inglesa Sophie Gilbert. Imagem: Urszula Soltys / Divulgação.

‘Garota sobre Garota’ mostra como a cultura pop traiu as mulheres nos anos 2000

18 de junho de 2026
'E.T.: Edu e Tatá': encontro de titãs. Imagem: Multishow / Divulgação.

‘E.T.: Edu e Tatá’ recupera a tradição do humor nonsense brasileiro

17 de junho de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.