Chegando à sua 17ª edição, o Festival de Cinema Italiano começa de forma presencial e online a partir do próximo dia 4 de novembro. Serão 30 dias em que o público de 38 cidades poderá assistir a 33 longas-metragens, divididos entre inéditos, lançados entre 2021 e 2022, e a retrospectiva que homenageia as Musas do Cinema Italiano.
Assim como na edição anterior, os espectadores também poderão acompanhar todos os títulos que compõem o festival por streaming. Para esta modalidade, a disponibilidade é em âmbito nacional, através do site oficial do evento.
Todas as sessões, presenciais e online, são gratuitas. Pelo segundo ano consecutivo, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
O Festival de Cinema Italiano é uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, em colaboração com a Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil.
Para o embaixador italiano, Francesco Azzarello, a edição deste ano é a mais ambiciosa da história, por levar o cinema italiano contemporâneo a todas as cidades através do streaming. “Estou confiante de que ele [festival] se tornará gradualmente uma referência anual para todo o país”, afirmou Azzarello.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.
Brasil acompanhará o melhor da produção contemporânea
A curadoria do Festival de Cinema fez questão de contemplar uma diversidade de temas e formatos, dando espaço ao melhor que os cineastas da Itália entre 2021 e 2022. Nostalgia, longa-metragem de Mario Martone, escolhido para representar o país no Oscar 2023, é um dos filmes que integra a programação.
O título chega ao Brasil após ter première mundial no Festival de Cannes. Da programação do festival, é o único cujas sessões serão apenas presenciais.
Baseado no romance homônimo de Ermanno Rea, Nostalgia conta a história de Felice, um homem que retorna quarenta anos depois ao bairro em que nasceu, em Nápoles. Ali, Felice se reencontra com o passado. O título chega ao Brasil após ter première mundial no Festival de Cannes. Da programação do festival, é o único cujas sessões serão apenas presenciais.
Outras produções italianas que passaram por festivais internacionais nos últimos dois anos vão estar à disposição dos espectadores. Siccità, de Paolo Virzi; Acqua e Anice, de Corrado Ceron; e Il Bambino Nascosto, de Roberto Andò, passaram pelo Festival de Veneza. Calcinculo, de Chiara Bellosi, fez sua estreia mundial no Festival de Berlim deste ano.
Do Festival de Locarno, Yaya e Lennie: The Walking Liberty, Alessandro Rak, I Giganti, de Bonifacio Angius, e Il Colibri, de Francesca Archibugi vão abrilhantar o evento, que conta ainda com outros nove títulos inéditos no Brasil.
Festival de Cinema Italiano presta homenagem às musas
Com 16 filmes, entre clássicos e contemporâneos, o Festival de Cinema Italiano homenageia as atrizes que marcaram e ainda marcam a trajetória da sétima arte na Itália.
Nomes como Anna Magnani, Sofia Loren, Claudia Cardinale e Monica Vitti desfilarão suas atuações em longas como Roma, Cidade Aberta (vencedor do Festival de Cannes em 1946) e Violência e Paixão.
Com a exibição de Ciúme à Italina, o festival prestará tributo particular a Monica Vitti, falecida no começo deste ano. Ícone do cinema italiano, começou a carreira no teatro nos anos 1950.
O salto para o cinema ocorreu muito rapidamente, enquanto o estrelato chegou na próxima década, com A Aventura, início da parceria que estabeleceria com o cineasta Michelangelo Antonioni.
Atuou para grandes realizadores, como Mario Monicelli, Luis Buñuel e Ettore Scola, vencendo cinco vezes o David di Donatello, considerado o Oscar italiano, além de um Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo conjunto da obra.
Confira programação completa do Festival de Cinema Italiano
Filmes Inéditos
- PRIMA DI ANDARE VIA (Antes de Partir); Direção: Massimo Cappelli
- L’OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia); Direção: Giuseppe Piccioni
- COMEDIANS; Direção: Gabriele Salvatores
- YAYA E LENNIE: The Walking Liberty; Direção: Alessandro Rak
- TOILET; Direção: Gabriele Pignotta
- I GIGANTI (Os gigantes); Direção: Bonifacio Angius
- CALCINCULO (Carrossel); Direção: Chiara Bellosi
- HILL OF VISION – L’INCREDIBILE STORIA DI MARIO CAPECCHI (Hill of Vision – A Incrível História de Mario Capecchi); Direção: Roberto Faenza
- (IM)PERFETTI CRIMINALI ( (Im) Perfeitos Criminosos); Direção: Alessio Maria Federici
- GHIACCIO (Gelo); Direção: Fabrizio Moro, Alessio De Leonardis
- SETTEMBRE (Setembro); Direção: Giulia Louise Steigerwalt
- IL BAMBINO NASCOSTO (O garoto escondido); Direção: Roberto Andò
- IL COLIBRÌ (O Colibri); Direção: Francesca Archibugi
- I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo); Direção: Sergio Rubini
- NOSTALGIA; Direção: Mario Martone
- SICCITÀ (Seca); Direção: Paolo Virzì
- ACQUA E ANICE (Água e Anis); Direção: Corrado Ceron
Retrospectiva Musas do Cinema Italiano
- O CONFORMISTA (Il Conformista); Direção: Bernardo Bertolucci
- O INOCENTE (L’Innocente); Direção: Luchino Visconti
- ROMA, CIDADE ABERTA (Roma Città Aperta); Direção: Roberto Rossellini
- VIOLÊNCIA E PAIXÃO (Gruppo di Famiglia in un Interno); Direção: Luchino Visconti
- PÃO, AMOR E FANTASIA (Pane, Amore e Fantasia); Direção: Luigi Comencini
- A MOÇA COM A VALISE (La Ragazza con la Valigia); Direção: Valerio Zurlini
- PRIMEIRO AMOR (Primo Amore); Direção: Dino Risi
- CIÚME À ITALIANA (Dramma della Gelosia – Tutti i Particolari in Cronaca); Direção: Ettore Scola
- A BELA MOLEIRA (La Bella Mugnaia); Direção: Mario Camerini
- MAL OBSCURO (Il Male Oscuro); Direção: Mario Monicelli
- VENHA DORMIR LÁ EM CASA ESTA NOITE (La Stanza del Vescovo); Direção: Dino Risi
- INIMIGAS ÍNTIMAS (Nemiche per la Pelle); Direção: Luca Lucini
- À MEIA-NOITE, A RONDA DO PRAZER (A Mezzanotte va la Ronda del Piacere); Direção: Marcello Fondato
- PÃO, AMOR E… (Pane, Amore e…); Direção: Dino Risi
- ÁDUA E SUAS COMPANHEIRAS (Adua e le Compagne); Direção: Antonio Pietrangeli
- OS COSTUMES OCULTOS DA BURGUESIA (Ritratto di Borghesia in Nero); Direção: Tonino Cervi
SERVIÇO | Festival de Cinema Italiano
Quando: de 4 de novembro a 4 de dezembro;
Onde: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS), ou online no www.festivalcinemaitaliano.com.
Quanto: Gratuito.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.