• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Psicodália em poucas palavras

porPaulo Camargo
12 de março de 2019
em Paulo Camargo
A A
Psicodália em poucas palavras, crônica de Paulo Camargo

Imagem: Beto Ambrósio/Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Há palavras que enganam. São imprecisas, como afagos que escondem intenções obscuras, por vezes até perversas. Nem tudo que é dito deve ser tomado como expressão da verdade, em tempos nos quais a deturpação é prática corrente tanto no âmbito da vida privada quanto da pública. Fala-se tanto, o tempo todo, para tão pouco de fato ser dito de concreto, significativo. O vazio se transfigura em letras, capazes de traduzir pensamentos até complexos, mas não necessariamente honestos.

Ando confiando mais em gestos e olhares, em pequenos toques físicos, manifestações de pessoalidade que, em muitos momentos, tiram a importância das palavras – logo eu, que tanto as amo, e delas me sirvo para meus ofícios e expressão de sentimentos mais profundos, ando um pouco descrente de seu real valor nos dias de hoje.

Agridoce ironia! Nem tudo, porém, está perdido. Reaprender a olhar o mundo por outros canais, que não apenas os da razão e do intelecto, pode ser libertador.

Estive há pouco mais de uma semana, durante os dias de carnaval, no Psicodália, festival artístico-cultural que acontece todos os anos no município de Rio Negrinho, em Santa Catarina. De sexta a quarta-feira, milhares de pessoas, de diversas faixas etárias, vindas de diferentes regiões do país, se congregaram para celebrar os sentidos em uma fazenda, que se transforma em uma espécie de universo paralelo, onde celulares pegam muito mal até se tornarem dispensáveis, e tudo de mais subjetivo, intuitivo, se potencialize numa experiência difícil de descrever. As palavras não dão conta.

O Psicodália, pelo menos da forma como eu o vivenciei, é uma experiência única para quem anda cansado da lógica cartesiana do dia a dia, dentro da qual tudo se encadeia por uma razão por vezes artificial, ditada pela praticidade e não por necessidades essenciais, mais sensíveis.

O Psicodália, pelo menos da forma como eu o vivenciei, é uma experiência única para quem anda cansado da lógica cartesiana do dia a dia, dentro da qual tudo se encadeia por uma razão por vezes artificial, ditada pela praticidade e não por necessidades essenciais, mais sensíveis. A despeito da inegável qualidade do cardápio musical servido – que neste ano incluía da diva Elza Soares à revelação Letrux, passando por Tom Zé, Hermeto Pascoal e Xênia França -, o melhor do festival são as pessoas, é o que ele proporciona em termos de vivências, imagens e encontros. Discursos estéticos, enfim, que se utilizam também das palavras, mas não são delas dependentes. São da ordem do corpo e da alma, a serem digeridas aos poucos, e guardadas como um tesouro. Para sempre, na memória.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: CrônicaElza SoaresestéticaHermeto PascoalLetruxpalavrasPsicodáliaRio NegrinhoTom ZéXênia França

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.