• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Trancado por dentro

porPaulo Camargo
16 de março de 2021
em Paulo Camargo
A A
"Trancado por dentro", crônica de Paulo Camargo

Imagem: Pixabay.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Na madrugada do último sábado, acordei em pânico. À meia-noite, havia começado o lockdown, tentativa de conter em Curitiba o contágio da Covid-19, e assim desafogar os hospitais da cidade, com suas UTIs quase lotadas. A medida, mais do necessária e urgente, veio quase um ano depois de minha vida mudar e transferir-se quase por completo para dentro de meu apartamento, que tornou-se meu país. Vivemos hoje o pior momento da pandemia e já nem podemos mais dizer que estamos no meio desse pesadelo. Pode ser que ele se estenda por muito, muito mais tempo. Por isso, acordei e disse, no escuro do quarto onde dormia, sentindo-me um pouco como um exilado na própria terra: “Eu estou com medo”.

A ameaça representada pelas novas variações do coronavírus, e seu maior poder de contágio, o aumento da letalidade da pandemia no Brasil, são aspectos mais objetivos e, portanto, tangíveis desse meu medo. Mas há outros. Entre eles, a sensação de que a minha, as nossas existências, possam jamais voltar a ser as mesmas. Isso é igualmente ou até mais aterrorizante. O futuro transformou-se numa bruma espessa no Brasil, onde tudo que é humano, sensível, fica mais e mais precário a cada dia, à medida em que o discurso oficial desdenha de nossas fragilidades, minimiza o sofrimento de tantos, porque não lhe interessa admiti-lo. O horizonte ficou difícil de enxergar.

Percebo-me trancado por dentro. Não é como uma prisão em que se é confinado a uma cela, dentro da lógica da punição. Aqui, sou eu quem chaveia a porta para se proteger. E não só do vírus, o inimigo imediato e invisível. A postura de quem está no comendo é replicada, cegamente, pelos que acreditam em mentiras desonestas sobre a pandemia, a respeito de tratamentos precoces sem eficácia comprovada.

Percebo-me trancado por dentro. Não é como uma prisão em que se é confinado a uma cela, dentro da lógica da punição. Aqui, sou eu quem chaveia a porta para se proteger. E não só do vírus, o inimigo imediato e invisível. A postura de quem está no comando é replicada, cegamente, pelos que acreditam em mentiras desonestas sobre a pandemia, a respeito de tratamentos precoces sem eficácia comprovada. Preocupados apenas com o próprio umbigo, querem fazer do lockdown uma medida ideológica contra o (seu) capital e seus privilégios. Poucos se importam com quem padece e morre, contanto que não sejam eles.

Com suas bandeiras e buzinas, a violência latente e vazia de seus discursos, eles me assustam. E me tiram o sono.

Tags: covid-19Crônicalockdownmedonovo coronavirusPandemiapoderterror

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

O escritor Alexandre Vidal Porto. Imagem: Alexia Fidalgo / Divulgação.

Alexandre Vidal Porto investiga os vestígios do amor em ‘Só Depois Entenderei’

10 de setembro de 2026
Kauê Persona vive Paulo Leminski. Imagem: Zuca Alvino / Divulgação.

Kauê Persona encontra Leminski pela palavra em ‘Línguas de Dragões’

9 de setembro de 2026
Nova série da Globoplay já foi renovada para uma segunda temporada. Imagem: Conspiração Filmes / Divulgação.

‘Emergência 53’ encontra nas ruas um retrato de um Brasil que precisa ser cuidado

4 de setembro de 2026
O escritor Paulo Camargo. Imagem: Willian Zuclinski / Divulgação.

‘Alguém que Vi de Passagem’: o primeiro amor em tempos de reabertura política

1 de setembro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.