No próximo sábado, 27, a partir das 11h, a Biblioteca Pública do Paraná será palco do lançamento da obra Enciclopédia de Curiosidades Sonoras. O livro, escrito por Isadora Hofstaetter e Mateus Sokolowski, promete levar os leitores a uma viagem fascinante pelo mundo dos instrumentos musicais, revelando suas histórias e curiosidades únicas.
Com uma programação que inclui atividades interativas, o evento contará com a presença dos autores para sessão de autógrafos, distribuição gratuita de exemplares e contação de histórias. A entrada é franca.
Uma viagem sonora pelos instrumentos musicais
Você provavelmente já ouviu falar de violões, baterias e saxofones, mas e quanto a um bouzouki, handpan ou pife? Para satisfazer a curiosidade sobre esses e muitos outros instrumentos musicais, a Enciclopédia de Curiosidades Sonoras mergulha em suas histórias e particularidades.
Elaborado com divisões em categorias, como corda, sopro e percussão, esse livro bilíngue (português e inglês) estimula a leitura e o gosto musical dos leitores, mas pretende ir além: quer se tornar uma poderosa ferramenta de aprendizado, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.
Com prefácio da cantora Fernanda Takai e ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni, a Enciclopédia de Curiosidades Sonoras é uma publicação para todas as idades, reunindo informações sobre instrumentos que são tão diversos quanto a própria existência humana. Ao explorar esse compilado, o leitor terá compreensão sobre movimentos culturais ao longo da história, traçando conexões entre povos, culturas, migrações e avanços tecnológicos.
Aprendizado musical e diversidade cultural
Elaborado com divisões em categorias, como corda, sopro e percussão, ‘Enciclopédia de Curiosidades Sonoras’ estimula a leitura e o gosto musical dos leitores.
Uma das autoras do livro, Isadora Hofstaetter destaca o papel de aprendizado que a obra teve para ela mesma. “A cada instrumento que a gente se debruçava, muita informação curiosa aparecia”.
Para a autora, a publicação é um recurso que possibilitará o leitor entrar em contato com a diversidade cultural. “Ao reunir tantos instrumentos e suas histórias em um só lugar, [Enciclopédia de Curiosidades Sonoras torna] possível perceber as influências entre povos e culturas, fluxos migratórios e movimentos culturais mundiais, tudo por meio desse recorte dos instrumentos musicais.”
Doutor em História pela UFPR e pesquisador interdisciplinar entre história, música e literatura, Mateus Sokolowski, co-autor da obra, dedicou quatro anos na elaboração da pesquisa sobre o tema.
Com o auxílio de outros músicos, Sokolowski tirou dúvidas e aproximou a teoria da prática. “Não decidimos fazer um texto fechado ou definitivo, a enciclopédia chegou para semear a curiosidade de crianças e adultos. Sem perder de vista uma pesquisa científica, tivemos como norte a missão de promover a diversidade e mostrar ao leitor a riqueza criativa de diferentes culturas musicais espalhadas pelo mundo”, revela.
‘Enciclopédia de Curiosidades Sonoras’: lançamento na Biblioteca Pública do Paraná
View this post on Instagram
No próximo sábado, a Biblioteca Pública do Paraná receberá o lançamento de Enciclopédia de Curiosidades Sonoras. Além da distribuição gratuita do livro físico no dia, o projeto também destinará parte da tiragem para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe.
Produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto também será disponibilizado em versão digital e no formato de áudio livro através das redes da produtora.
SERVIÇO | Lançamento Enciclopédia de Curiosidades Sonoras
Onde: Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro | Curitiba/PR);
Quando: sábado, 27 de maio, das 11h às 13h;
Quanto: Entrada franca e distribuição gratuita de exemplares.
Mais informações podem ser obtidas no perfil de Instagram do projeto ou no site da Biblioteca Pública do Paraná.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.