• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Luciano Faccini e Melina Mulazani protagonizam a arte do encontro

porAlejandro Mercado
16 de novembro de 2016
em Música
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Encontros podem ser motivados por situações que extrapolam nossa compreensão. Ainda que os encontros fortuitos sejam marca constante na nossa vida – ou que assim os vejamos –, a verdade, para algumas pessoas, é que eles sempre estiveram à espreita, pois estavam predestinados a acontecer. Neste sentido, as razões pouco importam. Aceitamos os encontros como quem aceita “bom dia”. É natural.

Obviamente que nem todos os encontros dão frutos, mas ocasionalmente saímos destes encontros transformados, renascidos. Isto ocorre de forma maior quando os encontros são motivados pela alma, uma experiência metafísica acima de tudo. A chave destes experimentos é que eles fogem a explicações mil, por efeito de seu caráter íntimo e singular. Cada um de nós viverá esse momento à sua maneira. À vista disso, protagonizamos achamentos a cada dobrar de esquina.

Uma História Úmida, projeto que reúne o músico Luciano Faccini (e/ou) e a música Melina Mulazani, trata justamente desta confluência, a partir da proximidade de sons, sentidos, sentimentos, prazeres e química. Lançado no último dia 7 de outubro, o álbum registra em suas 10 faixas um pouco de tudo do que são feitos.

Faccini e Mulazani traduzem de forma minuciosa a braveza da poesia, a singeleza da música e a eternidade do encontro.

Em “Samba da Bênção”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, o poetinha tenha talvez eternizado a melhor definição sobre a vida. “A vida não é brincadeira, amigo / A vida é a arte do encontro / Embora haja tanto desencontro pela vida”. E a dupla não foge dos desencontros, assim como não foge das tristezas e dos tropeços da vida, mas faz da música o seu refúgio e das canções de ambos e dos que participam da empreitada (a saber: Luiz Felipe Leprevost, Miro Spinelli, Ary Giordani, Luis Otávio Almeida, Janaína Matter, Raul Cruz, Carlos Careqa e Ivan Graciano) um oásis de esperança.

Uma História Úmida é das obras que dizem o indizível quando se esforçam em externar a alma. É assim que o disco torna-se ponto de encontro das almas atormentadas pelos tempos obscuros, que todo tipo de golpe insiste em trazer. Mas há força, porque não há medo de enfrentar a tormenta e tampouco desejo de fugir à ressaca. Nisto a arte é forte. Ela não se acovarda. Tem a força de mil leões que, sem a possibilidade de serem domados, rugem em nosso peito.

Faccini e Mulazani traduzem de forma minuciosa a braveza da poesia, a singeleza da música e a eternidade do encontro. Porque nisto há de crermos. Ainda que nos tirem a dança, o couro e estraçalhem o coração, a alma há sempre de vagar à procura do próximo encontro. E ele será único, completo, arrebatador, desconcertante. Não há viv’alma capaz de sair o mesmo deste choque poético, tudo porque, como disse Vinicius, “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Saravá, Luciano. Evoé, Melina.

Ouça “Uma História Úmida” na íntegra no SoundCloud

fb-post-cta

Tags: artistas curitibanosAry GiordaniBaden Powellcantor curitibacantora curitibanaCarlos CareqaIvan GracianoJanaína MatterLuciano FacciniLuis Otávio AlmeidaLuiz Felipe LeprevostMelina MulazaniMiro SpinelliMPBRaul CruzUma História ÚmidaVinicius de Moraes

VEJA TAMBÉM

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Sarah Snook e Jake Lacy são a família Irvine em 'All Her Fault'. Imagem: Universal Studios / Divulgação.

‘All Her Fault’ acerta quando mira o privilégio

10 de abril de 2026
Gabriel Leone estrela a adaptação de 'Barba Ensopada de Sangue'. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Barba Ensopada de Sangue’ é forte na atmosfera e frágil na dramaturgia

9 de abril de 2026
Novas obras da autora neozelandesa começam a ganhar corpo no Brasil. Imagem: Alexander Turnbull Library / Divulgação / Montagem: Escotilha.

Katherine Mansfield no Brasil; agora, por inteiro

9 de abril de 2026
Celso Frateschi e Zé Carlos Machado comando o espetáculo. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Dois Papas’ encontra força no duelo entre dois grandes atores – Festival de Curitiba

8 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.