• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Lobos nas Paredes faz metáfora de nossos medos

porAline Vaz
29 de junho de 2015
em Teatro
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Trocando em Miúdos: Companhia Vigor Mortis estreia Lobos nas Paredes. Espetáculo, em cartaz no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, é adaptação do livro homônimo do escritor britânico Neil Gaiman.


Sem sangue escorrendo pelo palco, a Companhia Vigor Mortis investe em uma nova abordagem do horror. Em Lobos nas Paredes, com texto e direção de Paulo Biscaia Filho, a partir da obra de Neil Gaiman, vemos a metáfora do horror para todas as idades. Assistindo ao espetáculo, entre adultos e crianças, questionei se a peça não era muito forte para o público infantil e encontrei a resposta: para elas, são apenas lobos, e não outras ameaças. Como eu queria ter medo apenas dos lobos!

Logo no início já sentimos o primeiro sintoma do horror que nos persegue. A menina Lucy (Uyara Torrente) não estava sozinha, mas era como se estivesse. Vestindo uma blusa com listras brancas e vermelhas, lembrando o personagem Wally, encontra-se perdida na casa entre a família. Quantas vezes estamos acompanhados e ficamos assustados com aquele barulho emitido ao nosso redor? Para que possa criar uma relação com os barulhos estranhos, a menina estranha, mas esperta, estranha, mas sensível, nomeia com adjetivos os sons inexplicáveis. A semântica explica que nomeamos coisas do mundo dito real ou de algum mundo que talvez não conheçamos, mas que poderia existir, para que possamos nos identificar com alguma representação mental – criamos conceitos. O barulho dos lobos nas paredes é circunspecto, patusco, farfalhante, crepitante, furtivo, rastejante, amarrotado… Palavras que não são conhecidas no vocabulário do cotidiano infantil, mas que ao criar um código linguístico é possível criar representações para as novas palavras. Cada espectador cria o seu conceito para o barulho circunspecto, patusco, farfalhante, crepitante, furtivo, rastejante e amarrotado.

Lobosnasparedes

“Cada espectador cria o seu conceito para o barulho circunspecto, patusco, farfalhante, crepitante, furtivo, rastejante e amarrotado.”

Os lobos nas paredes podem representar opressão, exílio, violência… Eu escolhi o medo. Lucy vive em uma família em que o irmão só joga videogame e não quer papo com a irmã, a mãe preocupa-se com as geleias e o pai conversa com a filha sem nunca olhar para ela. Sozinha, Lucy precisa enfrentar o medo, avisar a família que algo desconhecido e assustador está por perto. O medo existe quando damos ouvido a ele. A família tenta ignorar, porque quando os lobos saem das paredes tudo está acabado. E eles saem. A primeira atitude é fugir da casa. Depois é preciso voltar e enfrentá-los. Quem nunca deixou seus monstros fugirem e depois precisou enfrentá-los? E depois de vencer os seus monstros outros virão. É preciso estar atento aos barulhos, saber nomeá-los e expulsá-los.

A música do porquinho cativa com o refrão interpretado por Uyara Torrente: “Levanto um muro alto pra nada disso passar; com mais de cem mil metros para nada te machucar”. Às vezes é preciso derrubar os muros, enfrentar o perigo do lado de lá e sair de nossas paredes.

Serviço

Lobos Nas Paredes
Local: Centro Cultural Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR, 80020-310
Classificação: Livre
Ingresso: R$ 24,00. Taxa administrativa: R$ 6,00
Quando: Dias 03 e 10/07, às 20h; Dias 04 e 11/07, às 16h e 20h; Dias 05 e 12/07, às 11h e 16h.

Para mais informações clique aqui.

Tags: Crítica TeatralLobos nas ParedesNeil GaimanPaulo Biscaia FilhoTeatroUyara TorrenteVigor Mortis

VEJA TAMBÉM

'Peça sobre Peças' tem dramaturgia de Francisco Mallmann e direção de Fernando de Proença. Imagem: Vitor Dias / Divulgação.
Teatro

‘Peça sobre Peças’ propõe teatro como memória em estado de dúvida

28 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.
Teatro

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Em 'O Adversário', Emmanuel Carrère reconta um dos crimes mais chocantes da história da França. Imagem: Andreu Dalmau / Reprodução.

‘O Adversário’: a história real de um homem que matou para sustentar uma mentira

29 de maio de 2026
Bárbara Lennie e Victoria Luengo dão vida a Elsa e Patricia no nome filme de Pedro Almodóvar. Imagem: El Deseo / Divulgação.

‘Natal Amargo’ transforma memória e luto em ficção melancólica

28 de maio de 2026
O escritor estadunidense de origem tailandesa Tony Tulathimutte. Imagem: Vincent Tullo / The Guardian / Reprodução.

‘Rejeição’, de Tony Tulathimutte, é o livro do ano

22 de maio de 2026
Zazie Beetz encara demônios em 'Eles Vão Te Matar'. Imagem: New Line Cinema / Divulgação.

‘Eles Vão Te Matar’ diverte como terrir, mas é mais do mesmo

19 de maio de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.