• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

‘Ouve-me com teu corpo inteiro’: coragem de palco

porHelena Carnieri
13 de junho de 2017
em Teatro
A A
Ouve-me com teu corpo inteiro

Foto: Elenize Dezgeniski/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Na contramão de muitas peças recentes que priorizam o social em sua temática, o ator, figurinista e cenógrafo Paulo Vinícius traz um solo em que pulsam questões amorosas pessoais. Ouve-me com teu corpo inteiro, um título inspirado em frase de Clarice Lispector. São questões ficcionalizadas, é claro, mas hoje está difícil resistir à tentação de enxergar o autor no narrador e vice-versa, dada a profusão de fontes confessionais na dramaturgia contemporânea.

É algo que ultrapassa o âmbito do teatro. Só para ficar num exemplo único do cinema, em Chronically Metropolitan (2016), o protagonista é um escritor que se auto-exila por mais de um ano depois que um conto seu, publicado pela New Yorker, o coloca em guerra com namorada, amigos e família. O motivo: a tênue capa de ficcionalização que reveste os personagens imaginados por ele, todos muito semelhantes ao seu entorno social.

É incrível como um século e pouco de teatro modificou a concepção das questões materiais e espaciais sobre o palco.

Vencida a tentação de imaginar quem seria o amor passado de Paulo Vinícius em Ouve-me com teu corpo inteiro, se ele está ou não na plateia e que ziriguidum isso poderia causar, o espectador pasma diante do cenário. É incrível como um século e pouco de teatro modificou a concepção das questões materiais e espaciais sobre o palco. Se para naturalistas de fins do século 19, uma cadeira era uma cadeira e uma paisagem era composta de um painel pintado com árvores no fundo, hoje o cenário participa da própria concepção da obra de forma entremeada com a dramaturgia.

Em Ouve-me com teu corpo inteiro, cujo cenário é assinado por seu criador solista num momento genial, essa concepção usa a divisão da plateia em duas metades face a face. Na faixa que se forma no meio delas, o ator está protegido por persianas parcialmente transparentes, com faixas pretas e outras em que se entrevê sua figura. À medida que começa seu texto e movimentação, ele abre ou fecha um pouco dessas cortinas, revelando ou escondendo formas de maneira muito alegórica em relação ao que vai dizendo.

Leia também
» O cômico cruel da Casa Selvática
» ‘Para não morrer’: palavra de mulher

O que ele diz são alguns relances do passado, palavras que, percebe-se e confirma-se na leitura do programa, custam e custaram muito a sair.

Assim como o cenário compõe a dramaturgia, o mesmo ocorre com a música. Numa das pontas do corredor destinado ao protagonista está Junior Pereira, com seus instrumentos e vocal. Suas interferências instrumentais ou líricas pontuam a narrativa, cantando junto com o solista, que traz criações de Itamar Assumpção, Jorge Mautner e Cyndi Lauper para dentro do universo da peça.

Na outra ponta, o iluminador Wagner Corrêa fecha esse cinturão que parece proteger o solista, amparando sua atuação com outras facetas de arte ao vivo. Faz pensar que, se é de uma dor do passado que se fala ali, pelo menos surgiram outras pessoas no caminho com quem contar e estar junto.

A direção compartilhada por Olga Nenevê, Marcio Mattana e Suely Araújo confirma essa vocação múltipla do espetáculo e revela outra coragem. Deixar-se escrutinar e guiar por mãos e vozes de amigos.

SERVIÇO | ‘Ouve-me com teu corpo inteiro’

Onde: Teatro Novelas Curitibanas | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222  – São Francisco;
Quando: Até 25 de junho de 2017, de quinta a domingo, às 20h; sessões extras aos sábados, às 18h; Quanto: Grátis.

Ficha técnica

Diretores provocadores: Olga Nenevê, Márcio Mattana e Sueli Araújo;
Intérprete Criador: Paulo Vinícius;
Músico atuante e arranjador: Junior Pereira;
Desenho de luz: Wagner Corrêa;
Figurinista: Eduardo Giacomini;
Cenógrafo: Paulo Vinícius;
Fotografias: Elenize Dezgeniski;
Vídeos e projeções: Alan Raffo;
Designer Gráfico: Adriana Alegria;
Operação de vídeos: Victor Dias;
Assessoria de imprensa: Fernando de Proença;
Realização e Produção: Figurino e Cena Produções Artísticas.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: CríticaCrítica TeatralFigurino e Cena Produções ArtísticasMarcio MattanaOlga NenevêOuve-me com teu corpo inteiroPaulo ViníciusSuely AraújoTeatroteatro contemporâneoTeatro Curitibano

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Retrato da edição 2024 da FIMS. Imagem: Oruê Brasileiro.

Feira Internacional da Música do Sul impulsiona a profissionalização musical na região e no país

4 de junho de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.