O Fringe – mostra paralela do Festival de Curitiba – terá, em 2023, uma mostra dedicada à diversidade. A “Representar-te” trará cinco espetáculos que foram desenvolvidos por estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que tematizam vivências de pessoas LGBTQIAPN+.
O trabalho surgiu em um evento semestre promovido pela UEM, o qual gerou o grupo teatral Cia Oferenda. Formado em maioria por pessoas LGBTQIAPN+, a companhia propõe a criação de uma relação intimista com o público de suas peças. Além disso, também experimenta o trabalho em diversas linguagens e gêneros do teatro, como dramas, tragicomédias e stand-ups.
As montagens são todas de textos autorais. O processo da Cia Oferenda é coletivo e explora novos elementos teatrais, como cenografia e iluminação alternativas. Outra marca é o uso de materiais de baixo custo e poucos recursos técnicos, favorecendo as formas alternativas da produção cenográfica.
O grupo de teatro chega a Curitiba com expectativas em torno da mostra, e esperam conversar com um público que vá além da comunidade LGBTQIAPN+. “A temática dos espetáculos e o ambiente que a mostra traz é voltada para a comunidade, mas não unicamente. Colocando em cena vivências, afetos e inquietações dos diretores e dos atores, os espetáculos vagam por diversos temas além da comunidade LGBTQIAPN+, assim, como expectativa visamos também a importância de aproximar as pessoas que não fazem parte da comunidade de nossas particularidades e inquietações”, explica a produtora Emily Pimenta.
Emily lembra, ainda, que, além do encontro Bate Papo Conversas Únicas, a mostra Representar-te traz o espetáculo Dilúvio, que é voltado ao público infantil, fortalecendo a intenção da companhia de dialogar com todas, todos e todes.
Teatro a partir da universidade
A Cia Oferenda é fruto de inquietações nascidas a partir do ambiente acadêmico. As propostas das cenas exibidas na mostra surgiram em uma disciplina do curso de Artes Cênicas da UEM, mas houve interesse dos estudantes em dar continuidade ao projeto para além dos limites da universidade.
O grupo de teatro chega a Curitiba com expectativas em torno da mostra, e esperam conversar com um público que vá além da comunidade LGBTQIAPN+.
“Com as apresentações realizadas dentro da UEM, o interesse pela continuidade dos trabalhos para as pessoas que hoje compõem o grupo foi demonstrada e a partir disso sabíamos que não poderíamos deixar esses projetos acabarem com a finalização da disciplina”, explica Emily.
A partir do apoio de um professor do curso, o grupo começou a elaborar uma parceria com o Espaço Solagasta, em Maringá, próximo à universidade. “Era um salto enorme para muitos de nós, pois tiramos de um trabalho acadêmico um projeto que foi recebido com muito carinho por esse ex-professor (Mateus Moscheta), que também já havia ministrado a disciplina de onde as peças saíram, para uma produção de uma noite cultural, a qual iríamos cobrar bilheteria pela primeira vez”, pontua Emily.
Com a chegada do Fringe, a companhia viu uma oportunidade de levar a mostra para públicos maiores, integrando-a com mais atividades e ajudando a ocupar o espaço com artistas LGBTQIAPN+.
Além das cinco apresentações, o grupo ainda oferecerá a oficina “Formas alternativas de ressignificar um objeto”, que foca na readaptação de objetos para cenas. A mostra será finalizada com o evento “Bate C.U (Conversas Únicas)”, que tem o objetivo de reunir artistas que participaram desse encontro e realizar um momento de integração. O encontro ocorrerá no Maricas Bar (alameda Júlia da Costa, 93).
Programação da Mostra Representar-te
Espetáculo “Cartas para meu desencontro”
Essa é uma história de encontros e desencontros. O desencontro de duas pessoas que tiveram um encontro que desencadeou em vários desencontros. O tempo passa, mas esse encontro permanece. A vida passa, os desencontros acontecem. Essa é uma história de amor roubada pelo tempo e capturada pela palavra.
Direção e dramaturgia: Emily Pimenta, Willian Lima
Elenco: Eddy da Silva, Renan Lopes
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 29 e 30 de março de 2023
Ingressos aqui
Espetáculo “Mas como vocês transam?”
A cena retrata o dia de apresentação de Heron Gabriel em um stand-up comedy. Enquanto ele se prepara para o show, conta um pouco sobre sua história de vida como um homem trans.
Direção e dramaturgia: Leleco Munhoz
Elenco: Heron Gabriel
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 29 e 31 de março de 2023
Ingressos aqui
Espetáculo “Dilúvio”
Por meio de uma entropia entre ficção e realidade, este monólogo inunda o espaço teatral e te transporta para um mergulho nas opressões, resistências, sonhos, afetos e violências de pessoas chuva – revelando e refletindo quais infâncias e vivências são possíveis. O que pode o seu corpo?
Direção e dramaturgia: Thaís Martini, Diego Silva
Elenco: Ana Helena
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 29 de março e 01 de abril de 2023
Ingressos aqui
Espetáculo “Elíseos”
Uma reflexão sobre a vida e a morte, pecado e imortalidade, sobre o tempo. Quem sou eu, quem fui e quem vou ser com o passar do tempo, viver sem as amarras de dogmas enraizados, ser livre para simplesmente aceitar um pedido de namoro no meio de uma transa, pois só se vive uma vez, não é mesmo?
Direção, dramaturgia e elenco: Willian Lima
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 30 e 31 de março de 2023
Ingressos aqui
Espetáculo “Entraves Vycerays”
A criação transversa performance, improvisação e colagem de textos, apresentados em três quadros, organizados em uma estética performativa e tragicômica. Atriz e direção integram-se em um trabalho de co-criação artística. Existe aqui uma proposta de ressignificar e TRANS centralizar o teatro.
Direção e dramaturgia: Cass Soares, Roriê Gimenes
Elenco: Roriê Gimenes
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 29 e 30 de março de 2023
Ingressos aqui
Oficina: Formas alternativas de ressignificar um objeto
A Cia. Oferenda flerta com a criação cenográfica, partindo do reaproveitamento de materiais descartados e dispositivos alternativos, para a composição da cena. A oficina visa propor uma criação ativa com materiais já descartados, para desvendar suas possibilidades poéticas.
Ministrantes: Thais Martini e Leleco Munhoz.
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Datas: 30 de março de 2023
Ingressos gratuitos
Bate Papo Conversas Únicas
Para encerrar a mostra, o Cia Oferenda promove um bate papo com mediação de Leleco Munhoz e a participação de todo grupo para dialogar sobre os processos criativos.
Local: Teatro Novelas Curitibanas, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco.
Data: 31 de março de 2023
Ingressos gratuitos
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.