• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Envelheço na cidade

porPaulo Camargo
20 de abril de 2021
em Paulo Camargo
A A
"Envelheço na cidade", crônica de Paulo Camargo

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma amiga querida, que não vejo há mais de um ano, desde antes do início da pandemia, me confidenciou em uma mensagem que, ao se olhar no espelho todos os dias, enxerga uma mulher cinco anos mais velha, talvez mais, do que em março de 2020. Os fios de cabelos brancos se multiplicaram, e ela não tem coragem de ir a um salão de cabeleireiro para tingi-los. No seu belo rosto se acumularam novas rugas, enquanto as já existentes se aprofundaram. Para ela, como para tantos ao redor do mundo, do país, foi um ano de perdas, algumas muito dolorosas. O sofrimento, o medo e a ansiedade envelhecem.

A conversa, que se iniciou com uma troca quase banal de trivialidades, ganhou meio sem querer um tom inesperado de gravidade. Minha amiga me fez refletir sobre os impactos do que estamos vivendo sobre mim, sobre meu corpo. Foi inevitável buscar um espelho, e investigar se eu enxergava no meu rosto as marcas que ela contou perceber no seu semblante. Levei um susto. “Quem é esse cara?”, quase me perguntei na solidão do meu banheiro.

Conversando mais tarde com outro amigo, agora por meio de um post feito numa rede social, ele disse sentir sua alma envelhecida, mais do que seu corpo físico. Sim, após mais de 13 meses desde que tudo começou, há um cansaço, uma ressaca, diante do sofrimento que, com o agravamento da pandemia, se espalha e se aproxima. E toma conta, sim, do que me é mais essencial. Algo na fronteira entre corpo e alma.

Se minha barba está quase toda grisalha, meus cabelos, que por questões genéticas eram mais resistentes à ação do tempo, vêm ganhando fios brancos de forma acelerada nos últimos meses. Olheiras que antes eu não tinha, ou não via, chamam minha atenção em meu autoexame. O olhar está distante, introspectivo. Inevitável, eu diria.

Como dizem Nelson Cavaquinho e Elcio Soares, em seu samba clássico, “Juízo Final”, acredito que “o Sol há de brilhar mais uma vez” e “do mal será queimada a semente”. Não perdi a esperança! Por isso, resisto. Enquanto isso, envelheço, sim, porque negar o que está acontecendo, como muito insistem em fazer, é apodrecer em vida. “Quero ter olhos pra ver a maldade desaparecer.”

Tags: CrônicadorElcio SoaresEnvelhecerindiferençanegaçãoNelson CavaquinhoPandemiasofrimento

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Yuri Gomes dá vida a Gugu no longa-metragem de Allan Deberton. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.

‘Feito Pipa’ desafia preconceitos e reivindica o direito de ser quem se é

6 de novembro de 2026
Kiko Mascarenhas estrela 'Todas as Coisas Maravilhosas'. Imagem: Renato Domingos.

‘Todas as Coisas Maravilhosas’ transforma a dor em uma celebração da vida

30 de outubro de 2026
A atriz e comediante Dercy Gonçalves em 'A baronesa transviada' (1957). Imagem: Divulgação.

‘Dercy: Uma Diva Debochada’ revela os paradoxos da maior comediante brasileira

29 de outubro de 2026
Nova adaptação do romance de John Steinbeck foi conduzida por neta de Elia Kazan. Imagem: Netflix Studios / Divulgação.

‘A Leste do Éden’ renova Steinbeck em adaptação excepcional

19 de outubro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.