• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘O Regresso’ é brutal e profundo

Recordista de indicações ao Oscar, 'O Regresso', filme potencialmente banal, transforma-se em cinema poderoso nas mãos de Alejandro Iñárritu.

porEscotilha
5 de fevereiro de 2016
em Cinema
A A
Leonardo DiCaprio sofre o diabo na pele do caçador Hugh Glass. Foto: Divulgação.

Leonardo DiCaprio sofre o diabo na pele do caçador Hugh Glass. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Por Cristiano Castilho*, especial para Escotilha

É impossível lembrar de um personagem sorrindo durante as duas horas e trinta e seis minutos de duração de O Regresso. O novo filme de Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar 2015 por Birdman, é a exposição de um martírio sem fim que, ao buscar compreender os limites do que é humano através de uma jornada vingativa, justifica toda sua pungente carreira.

Porque não há mais como analisar um filme de Iñárritu como somente outro filme de Iñárritu. Fosse assim, O Regresso seria um épico moderno baseado em uma história real com cenas impressionantes e uma câmera esperta. Mas o mexicano se interessa pela significância da sobrevivência mesmo quando ela parece não mais fazer sentido. Foi assim em Babel, Biutiful, Amores Perros, principalmente, e até em Birdman, se entendermos a aceitação da decadência como força-motriz.

Vencedor do Globo de Ouro e recordista de indicações ao Oscar 2016 (12), o filme é baseado na história relatada em livro pelo escritor Michael Punke. Leonardo DiCaprio interpreta Hugh Glass, caçador de peles que viveu no norte dos Estados Unidos entre 1780 e 1833. A região era coabitada por índios pawnee e sioux. E ninguém se dava bem com ninguém.

Porque não há mais como analisar um filme de Iñárritu como somente outro filme de Iñárritu.

Glass é um dos líderes de uma expedição de caça, mas se separa do grupo após ser atacado por uma ursa gigantesca, numa das cenas mais impressionantes do cinema contemporâneo. Glass é acompanhado por seu filho, por um fiel escudeiro e por Fitzgerald, personagem de Tom Hardy. É ele quem prega uma peça em Glass (sem spoilers!) e faz com que a jornada de vingança do filme, o regresso, enfim, comece.

Iñárritu tinha na mão uma história potencialmente banal. Mas, com seu poder de direção, faz de um possível embuste um filme ao mesmo tempo preciso e exuberante. As atuações ultrarrealistas (DiCaprio irá ganhar o Oscar praticamente sem abrir a boca), a fotografia cinzenta em contraste com a câmera na mão, enérgica, as locações embasbacantes e a trilha de Hildur Guonadóttir (Sicario) convergem para que a experiência em assistir O Regresso seja explicitamente dura embora, de uma maneira mais subjetiva, redentora.

Afinal, qual a diferença entre uma ursa que quer defender seu filhote e um caçador de peles que quer proteger seu filho? Pouco a pouco, Iñárritu nos põe em contato com o que há de animalesco em nós mesmos. Há discussões paralelas sobre religião, impulso principal para as atrocidades cometidas por Fitzgerald – qualquer semelhança com o que acontece por aí não é coincidência – e filosóficas, com a releitura condensada do mito do “bom selvagem”, de Jean-Jacques Rousseau (1712-1788). Aliás, a cena-resumo é essa: um índio enforcado cuja placa no pescoço diz: “nous sommes tous des sauvages” – “somos todos selvagens”.

O Regresso poderia ser melhor. Mas infinitamente pior se não estivesse nas mãos de Alejandro González Iñárritu, um cara que entende a vida como ato de sobrevivência e, por isso mesmo, a vingança como algo que não nos cabe.

* Cristiano Castilho é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Alejandro González IñárrituBirdmanCinemaCrítica de CinemaLeonardo DiCaprioO RegressoOscarOscar 2016

VEJA TAMBÉM

Josh O'Connor e Paul Mescal dão vida aos personagens da história criada por Ben Shattuck. Imagem: Film4 / Divulgação.
Cinema

‘A História do Som’ transforma silêncio e música em gesto de amor contido

3 de março de 2026
Jane Fonda em Hanói, no Vietnã. Imagem: Pentimento Productions / Divulgação.
Cinema

‘Jane Fonda em Cinco Atos’: as muitas vidas de uma estrela ativista

26 de fevereiro de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Criada por Jacob Tierney, série canadense já foi renovada para uma segunda temporada, a ser lançada em 2027. Imagem: Bell Media / Divulgação.

‘Rivalidade Ardente’ transforma o hóquei no gelo em arena para o amor proibido

9 de março de 2026
Músico é muito aguardado no Brasil. Imagem: Akatre Creative Studio / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Benjamin Clementine

5 de março de 2026
Howard Zinn em Nova York, 2008. Imagem: Marc Dalio / Reprodução.

‘A bomba’ revisita Hiroshima para expor a engrenagem moral da guerra moderna

4 de março de 2026
A escritora Manoela Sawitzki. Imagem: Omar Salomão / Divulgação.

Em ‘Filha’, Manoela Sawitzki expõe as feridas na relação entre pai e filha

4 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.