Há 25 anos, na programação da Rede Globo, estreava uma novela no formato soap opera, ou seja, sem prazo para terminar. A trama, focada no universo adolescente e que tinha uma academia de ginástica como cenário principal, evoluiu e se ajustou às mudanças de comportamento, da tecnologia e do próprio público-alvo. Não à toa, Malhação influenciou gerações de brasileiros nas últimas décadas.
O projeto, criado por Emanuel Jacobina e pela saudosa Andrea Maltarolli, revolucionou a dramaturgia da maior emissora de tevê aberta do Brasil. Com excelente performance comercial, Malhação também se tornou sinônimo de oportunidade para novos artistas e até mesmo um laboratório para avaliar linguagens, interatividade com a audiência e outras questões.
A novela lançou jovens talentos. Desde 24 de abril de 1995, data em que foi exibido o primeiro episódio, passaram pelas diferentes temporadas nomes como Danton Mello, Cauã Reymond, Carolina Dieckmann, Rodrigo Faro, Sophia Abrahão, Sophie Charlotte, Bianca Bin, Marjorie Estiano, Caio Castro, Nathalia Dill, entre outros. Em um quarto de século, personalidades consagradas, como o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e a cantora Alanis Morissette, marcaram presença na atração em participações especiais.
O projeto, criado por Emanuel Jacobina e pela saudosa Andrea Maltarolli, revolucionou a dramaturgia da maior emissora de tevê aberta do Brasil.
Com excelente performance comercial, Malhação também se tornou sinônimo de oportunidade para novos artistas e até mesmo um laboratório para avaliar linguagens, interatividade com a audiência e outras questões.
Personagens
A trama também foi responsável por apresentar personagens inesquecíveis – entre eles, por exemplo, Mocotó, interpretado pelo hoje apresentador André Marques, e Cabeção, defendido por Sérgio Hondjakoff, que permaneceram no ar ao longo de várias fases do programa. Da mesma forma que lançou muitos nomes ao estrelato, outros atores não tiveram o mesmo êxito após a participação no folhetim. Recentemente, artistas de sucesso em outras áreas, como os cantores Nego do Borel e Lucas Lucco, atuaram em Malhação interpretando personagens criados especialmente para eles.
A trilha sonora é outro ponto interessante da franquia Malhação (apesar de ter abandonado a academia ainda nos primeiros anos de sua criação, o nome ficou como uma espécie de marca registrada da sua trajetória). “Assim Caminha a Humanidade” e “Te Levar”, com, respectivamente, Lulu Santos e Charlie Brown Jr., foram músicas-tema marcantes da telenovela.
Devido à pandemia do novo coronavírus, voltou ao ar, recentemente, a edição especial de Viva a Diferença, temporada que marca um feito inédito nestes 25 anos de história: foi a única vez que Malhação deixou o Rio de Janeiro. A trama se passa em São Paulo e conquistou a crítica e o público, além de arrematar o Emmy Internacional Kids 2018 na categoria série.
Com altos e baixos de audiência ao longo de suas duas décadas e meia no ar, Malhação é um dos raros espaços abertos ao público infantojuvenil na programação da tevê aberta brasileira. Que a iniciativa continue se renovando e inspirando também outros projetos…