Discou para o SAC do banco, com a fatura na mão.
– Você ligou para a Central de Atendimento do Banco da Praça. Em que podemos ajudá-lo?
– Eu gostaria de falar sobre um seguro que vocês colocaram no meu cartão sem eu pedir, estão sendo cobrados 100 reais por mês e isso é um absurdo.
– Desculpe, não entendi.
– Vocês colocaram um seguro no meu cartão sem eu pedir.
– Desculpe, não entendi.
– Ah, não! Eu tô falando com uma gravação?
– Desculpe, não entendi. Para falar sobre cartão de crédito, diga “cartão”.
– Cartão.
– Você disse: saldo. Verificando o saldo da sua conta corrente.
– Não! Eu nunca disse saldo!
– O seu saldo é de trinta e quatro centavos. Não há lançamentos programados. Podemos ajudá-lo em algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– Sim.
– Você disse: não. Obrigado pelo contato.
Jogou o celular na parede. Pegou novamente, verificou se ainda funcionava, discou e colocou no viva-voz.
– Você ligou para a Central de Atendimento do Banco da Praça. Em que podemos ajudá-lo?
– CAR-TÃO.
– Você disse: cartão. Para dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”.
– Fa-tu-ra.
– Sua fatura de abril está fechada. O valor total da sua fatura é de mil trezentos e cinquenta e sete reais e quarenta e seis centavos. Podemos ajudá-lo em algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– SSSSSSSIM!
– Você disse: sim. Para outras dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”. Para falar com um de nossos atendentes, diga “atendente”.
– Atendente!
– Você disse: conta corrente. O saldo da sua conta corrente é de trinta e quatro centavos. Não há lançamentos programados.
– NÃOOOOOOOOOOO! NÃO! NÃO! NÃO!
– Você disse: cartão.
– EU NÃO DISSE!
– Para dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”.
– Atendente! A-TEN-DEN-TE.
– Atendente!
– Você disse: conta corrente. O saldo da sua conta corrente é de trinta e quatro centavos. Não há lançamentos programados.
– Desculpe, não entendi. Para dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”.
– A-ten-den-te.
– Desculpe, não entendi. Para dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”.
– FATURA! Puta que pariu.
– Você disse: fatura. O valor total da sua fatura é de mil trezentos e cinquenta e sete reais e quarenta e seis centavos. Podemos ajudá-lo em algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– Eu não sei mais! Será que podem? Eu só quero falar com a porra do atendente, é só isso.
– Desculpe, não entendi. Podemos ajudá-lo em algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– Sim. Sim, meu Deus, sim.
– Você disse: sim. Para outras dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”. Para falar com um de nossos atendentes, diga “atendente”.
– Atendente.
– Você disse: atendente. Vamos transferir a sua ligação e, por motivos de segurança, ela será gravada.
– FINALMENTE!
– Você disse: conta corrente. O saldo da sua conta corrente é de trinta e quatro centavos. Não existem lançamentos programados. Podemos ajudá-lo com algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– Não. É. Possível.
– Você disse: não. Obrigado pelo contato.
Abaixou a cabeça e sentiu a veia da raiva saltar na testa. Respirou durante um tempo e discou novamente.
– Você ligou para a Central de Atendimento do Banco da Praça. Em que podemos ajudá-lo?
– Car-tão.
– Você disse: cartão. Para dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”.
– Fatura.
– Sua fatura de abril está fechada. O valor total da sua fatura é de mil trezentos e cinquenta e sete reais e quarenta e seis centavos. Podemos ajudá-lo em algo mais? Responda “sim” ou “não”.
– Sim.
– Você disse: sim. Para outras dúvidas sobre a sua fatura, diga “fatura”. Para falar com um de nossos atendentes, diga “atendente”.
– A-ten-den-te.
– Você disse: atendente. Vamos transferir a sua ligação e, por motivos de segurança, ela será gravada.
Apertou o botão mute e aguardou ao som da musiquinha de espera.
– Central de Atendimento do Banco da Praça. Em que podemos ajudá-lo?
– Alô. Você é uma pessoa ou uma máquina?
– Uma pessoa, senhor. Em que podemos ajudá-lo?
– ALELUIA! Eu nem acredito que consegui.
– Em que podemos ajudá-lo, senhor?
– Vocês colocaram um seguro no meu cartão sem eu pedir. Gostaria que vocês cancelassem.
– Senhor, para fazer o cancelamento do seguro, o senhor deve se dirigir pessoalmente a uma agência do Banco da Praça, portando documento com foto e comprovante de residência.
Jogou o celular pela janela.