• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

O conforto do silêncio

porPaulo Camargo
1 de dezembro de 2020
em Paulo Camargo
A A
"O conforto do silêncio", crônica de Paulo Camargo.

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Asinceridade é um comportamento de risco. Trazer para o campo das palavras ditas, verbalizadas, o que se pensa ou sente, é uma forma de se expor, se desnudar. Pode custar caro, mas também ser libertador. Muitos, com certa razão, preferem o conforto do silêncio, das meias palavras, que apenas insinuam, sugerem, mas não dizem.

Quantas vezes você ensaiou uma conversa que nunca aconteceu? Organizou as ideias, escolheu substantivos, verbos e adjetivos, chegando até mesmo a se ouvir em voz alta, “colocando para fora”, para depois tudo guardar nas gavetas da prudência. O medo de não ser compreendido e, principalmente, das consequências dessas verdades tão íntimas, fragiliza, inibe. E a vulnerabilidade assusta.

Quantas vezes você ensaiou uma conversa que nunca aconteceu? Organizou as ideias, escolheu substantivos, verbos e adjetivos, chegando a até mesmo a se ouvir em voz alta, ‘colocando tudo para fora’, para depois tudo guardar nas gavetas da prudência.

Há hoje, por um lado, um certo excesso quando se trata de expressar opiniões sobre o que chamarei aqui de as coisas do mundo. Política, comportamento, relações entre gêneros, sexualidade, ideologias. Despeja-se tudo ao vento digital, em, talvez, uma busca por catarse, que se retroalimenta. Mas a verdade é que há, nesse intenso fluxo opinativo, muito pouca escuta, troca. Um paradoxo do nosso tempo.

Mas, voltando à sinceridade, aquela que exige confronto, mesmo quando envolve afetividades, a sensação é que cada vez temos menos audácia, ousadia. Tecem-se grande colchas mentais, sob as quais é mais fácil, seguro, se esconder e proteger. Nesse abrigo, como em um sonho, tudo é dito e exposto mentalmente, sussurrado, em um monólogo solitário, que arrisca nunca ser ouvido por ninguém. “Melhor deixar quieto”, diz a prudência.

Tags: confortoCrônicaexposiçãomedosilêncioSinceridadeverdades

VEJA TAMBÉM

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Imagem: IFA Film / Reprodução.
Paulo Camargo

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

23 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Imagem: Jafar Panahi Film Productions / Divulgação.

Jafar Panahi e os cárceres que carregamos em ‘Foi Apenas um Acidente’

9 de dezembro de 2025
Espetáculo segue em São Paulo após sucesso em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Imagem: Guto Muniz / Divulgação.

‘(Um) Ensaio Sobre a Cegueira’ mergulha o público numa experiência ética e sensorial do caos

8 de dezembro de 2025
Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.