• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

‘Emergências Culturais’ analisa transformações do setor cultural aceleradas pela pandemia

Organizada pelo antropólogo Néstor García Canclini, ‘Emergências Culturais’ examina as mudanças nas relações entre instituições, artistas e políticas públicas na América Latina.

porAlejandro Mercado
13 de junho de 2023
em Literatura
A A
O antropólogo cultural Néstor García Canclini. Ele está de pé, com as mãos no bolso de uma calça jeans escura. Ele usa camisa social azul clara e blazer azul escuro. Mantém um semblante alegre.

O antropólogo cultural Néstor García Canclini. Imagem: Casa de América/Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Lançado recentemente pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México, livro organizado pelo antropólogo argentino Néstor García Canclini, é resultado da colaboração do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) com o Itaú Cultural.

A obra, que integra a coleção da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, propõe uma análise profunda das transformações ocorridas nas relações entre instituições culturais, artistas e políticas públicas na América Latina.

Seu foco é examinar as mutações que o setor cultural tem enfrentado, impulsionadas tanto pelo avanço tecnológico quanto pelos novos hábitos do público, que conferiram novos contornos ao fazer artístico e cultural, especialmente durante a pandemia de covid-19.

‘Emergências Culturais’: a crise como catalisadora de mudanças

Imagem de perfil do antropólogo Néstor García Canclini. Ele olha para o lado esquerdo, com semblante alegre. Usa blazer cinza e camisa social lilás. O fundo da fotografia é escuro.
Professor e pesquisador, Néstor García Canclini assumiu a Cátedra Olavo Setubal em 2020. Antropólogo é professor da Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México. Imagem: Reprodução.

Emergências Culturais apresenta uma série de pesquisas conduzidas por Néstor García Canclini e pelos autores Juan Ignacio Brizuela, Sharine Machado C. Melo e Mariana Martínez Matadamas, que se dedicaram a investigar as transformações e desafios enfrentados pelo setor cultural durante a crise sanitária global.

Ao longo das últimas décadas, a cultura passou por transformações significativas, impulsionadas pela tecnologia e pelos novos comportamentos do público e dos próprios artistas.

Um dos principais pontos abordados é o impacto na indústria cultural, que resultou na perda de cerca de 2,6 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. No entanto, as pesquisas também destacam as iniciativas que surgiram como resposta a essa crise, mostrando a resiliência e a busca por soluções por parte dos agentes culturais.

Ao longo das últimas décadas, a cultura passou por transformações significativas, impulsionadas pela tecnologia e pelos novos comportamentos do público e dos próprios artistas. Questões como propriedade intelectual, financiamento, políticas públicas, estratégias de exibição e comunicação foram profundamente afetadas.

A pandemia agravou essas mudanças e trouxe à tona a precariedade das condições de trabalho no setor cultural. Emergências Culturais destaca os desafios enfrentados pelos criadores de produções audiovisuais, música, artes visuais, teatro e literatura, que tiveram uma queda de aproximadamente 35% na arrecadação mundial de direitos somente em 2020.

Indo além, a obra também se presta a mostrar como setores mais organizados têm se unido e utilizado ferramentas de comunicação online para coordenar respostas e buscar soluções conjuntas, incluindo a elaboração de uma lei de auxílio nacional.

Pesquisas

Capa de 'Emergências Culturais', publicado pela Edusp
Capa de ‘Emergências Culturais’, publicado pela Edusp. Imagem: Edusp/Escotilha.

O livro traz três pesquisas distintas, além da introdução elaborada por Néstor García Canclini. A primeira delas, intitulada “Pela Onda Luminosa: A Articulação em Rede a Favor da Lei Aldir Blanc no Contexto das Políticas Culturais Brasileiras”, é assinada pela pós-doutoranda e gestora cultural Sharine Melo. A segunda pesquisa, “Fora de Jogo? Territórios Latino-Americanos e Instituições Culturais no Brasil”, é de autoria do pós-doutorando Juan Brizuela. Por fim, “México: Instituições, Monumentos e Movimentos”, é um estudo realizado por Néstor García Canclini e pela antropóloga Mariana Martínez, sua assistente de pesquisa.

Emergências Culturais está à venda na loja oficial da Edusp com valor promocional e entrega em todo território nacional.

EMERGÊNCIAS CULTURAIS | Org. Néstor García Canclini

Editora: Edusp;
Tamanho: 256 págs.;
Lançamento: Junho, 2023.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: américa latinaEduspEmergências CulturaisNéstor García CancliniNovos hábitos de Consumo CulturalPandemiaPesquisa culturalPolíticas PúblicasSetor culturalTransformações culturais

VEJA TAMBÉM

Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.
Literatura

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Itamar Vieira Junior é um dos autores brasileiros contemporâneos mais bem-sucedidos. Imagem: Adenor Gondin / Reprodução.
Literatura

‘Salvar o Fogo’, de Itamar Vieira Junior, reacende a memória

12 de setembro de 2025

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.