As comemorações pelo 50º aniversário do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS – SP) reservam uma surpresa especial para os fãs de um dos clássicos da história da televisão brasileira. Em tempos de pandemia e para celebrar a data, o tour virtual 360º da exposição Castelo Rá-Tim-Bum é programa obrigatório nos dias de isolamento social.
Antes de começar essa viagem incrível (clique aqui para viver a experiência), vale a pena lembrar que a mostra, aberta ao público entre julho de 2014 e janeiro de 2015, é a mais visitada nestas cinco décadas de atividades do espaço cultural – totalizando mais de 410 mil pessoas.
Tive a oportunidade de passar pelo MIS-SP duas vezes nesse período. Sem dúvida alguma, a exposição Castelo Rá-Tim-Bum, além de celebrar o programa da TV Cultura, é uma oportunidade de reviver emoções marcantes de uma época inesquecível. Desde sua estreia, em 1994, a atração – com um total de 90 episódios e um especial – inspirou gerações, venceu prêmios e tornou-se referência em programação de qualidade para o público infantojuvenil na tevê aberta do país. A obra também chegou aos cinemas em janeiro de 2000.
Bastante lúdica, a experiência permite conhecer 10 ambientes do fantástico castelo. Destacam-se áreas como os quartos de Nino e Morgana, além da biblioteca/escritório do Dr. Victor. Tudo isso com direito a uma série de recursos audiovisuais, fotos de arquivo e até reportagens especiais publicadas sobre o programa.
Bastante lúdica, a experiência permite conhecer 10 ambientes do fantástico castelo.
Além de figurinos e esboços dos estudos para criação de cada personagem, a presença de bonecos, como a cobra Celeste, o Mau e o Gato Pintado, tornam a visita ainda mais delicada. A riqueza de detalhes pode ser aproveitada ao máximo pelos visitantes virtuais, já que boa parte do material da exposição está on-line. Não perca essa oportunidade.
Confira outras dicas de visitas on-line:
Farol Santander: roteiro obrigatório para quem visita a capital paulistana, trata-se de um dos edifícios mais chamativos da região central de São Paulo. Antiga sede do banco Banespa, o espaço reserva áreas que permitem, por exemplo, entender como funcionava uma instituição bancária nos anos de 1940. Também chama a atenção – logo na chegada – o lustre com 13 metros de altura. Há exposições imersivas muito bacanas e também merece destaque – entre as atrações disponíveis nos oito andares do prédio abertos ao público – a obra “Vista”, criada pelo artista contemporâneo Vik Muniz com mais de 20 toneladas de sucata produzidas na reforma do próprio edifício. Ela recria, de diferentes ângulos, a vista do mirante. Pronto para o tour? Clique aqui.
Museu Nacional de História Natural Smithsonian (Washington DC): um dos museus mais visitados do mundo está com uma programação virtual imperdível. A experiência em 360º passa por todas as salas, incluindo Dinosaurs and Hall of Paleo, Insect Zoo e Hall of Mammals. Vale lembrar que o Smithsonian foi locação de Uma Noite no Museu 2. Clique aqui para começar o tour.