Curitiba recebe, em curtíssima temporada, um musical ousado em que o fantasma do filósofo alemão Friedrich Nietzsche está presente. O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk deverá levar ao palco do Guairinha uma história tragicômica, divertida e certamente inédita.
Produzido pela companhia Bife Seco, que atua há 13 anos na cena teatral curitibana, o espetáculo se passa numa instituição para tratamento de saúde mental. Lá, uma jovem melancólica, chamada Alana, está em busca de sua irmã desaparecida. Por acaso, ela encontra um livro que libera o espírito rabugento e existencialista de Friedrich Nietzsche.
O texto e a direção do musical são de Dimis Jean Soares, fundador da Bife Seco, em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, que é mestre em teatro musical pela New York University e que fez carreira nos palcos americanos. No total, 18 canções compostas por Veiga são performadas ao vivo por uma banda de punk rock.
O elenco conta com 14 atores em cena. Dentre eles, Sávio Malheiros, Laura Binder e o veterano Ranieri Gonzalez, que já completa 36 anos de carreira com grande reconhecimento na área.
Influência do punk
Os números musicais de O Fantasma de Friedrich bebem diretamente da influência do punk. Há referências a bandas icônicas do movimento, como os Sex Pistols, até a nomes da nova geração, como a cantora Billie Eilish. O resultado é um espetáculo enérgico, com duração de 150 minutos (com intervalo), que promete carregar o público para dentro de um universo próprio.
Os números musicais de O Fantasma de Friedrich bebem diretamente da influência do punk.
O tema da saúde mental é enfocado em uma narrativa que tem como norte a cultura pop, em obras como Alice no País das Maravilhas e o clássico da contracultura Um Estranho no Ninho, adaptação do romance de Ken Kesey que se passa em um centro psiquiátrico. Esse “caldo” é trazido para mostrar e debater assuntos como os efeitos da vida digital e o processo de amadurecimento.
O diretor de O Fantasma de Friedrich, Dimis Jean Soares, explica que a ideia da Bife Seco é criar musicais com uma linguagem própria. “O musical tem uma estética bem conhecida, tipicamente americana, que a gente consome desde criança com a Disney, Broadway, etc. O que estamos propondo é um musical que é feito no Brasil, com referências brasileiras. A nossa meta é criar uma estética dos musicais da Bife Seco”.
As referências da Broadway estão presentes em O Fantasma de Friedrich, sobretudo pela participação do compositor Enzo Veiga, que tem experiência nos musicais americanos. Mas há também novas influências. “A gente quer muito atingir o público jovem, a geração Z. Queremos muito conversar com esse público, que ainda é pouco acessado pelo teatro. Quem vier assistir ao musical, pode esperar ver um showzaço para se emocionar e para rir muito”, afirma Dimis.
Um musical curitibano
Dimis ressalta que Curitiba é uma cidade muito receptiva para o teatro – não por acaso, é aqui que ocorre anualmente o Festival de Curitiba, a maior mostra de teatro da América Latina. E o curitibano, além de gostar muito de ir ao teatro, também tem apreço pelos musicais. “Se você for ver, as peças que costumam lotar primeiro no festival são os musicais que vem para cá, como foi o caso do Bem Amado. A cidade tem uma ânsia por ver esse tipo de espetáculo. É um gênero que gera fãs que acompanham as peças, viajam para assisti-las”, explica.
Além disso, Curitiba tem feito um movimento nos últimos anos na produção de musicais, como o Projeto Broadway e a própria Bife Seco, que faz musicais desde 2014. “É uma crescente em que a gente está chegando num momento muito bom, tanto de público como de profissionais. Curitiba anseia por se tornar um eixo dos musicais”, destaca Dimis.
A Bife Seco, neste sentido, tem apostado em musicais há um bom tempo e já tem expertise nesta linguagem. “O que está faltando para a cidade se tornar referência nos musicais é a formação de um público maior”, pontua o diretor. O projeto da companhia é levar os musicais com a cara de Curitiba – com as referências de artistas daqui, como Poty Lazzarotto e Dalton Trevisan – para cada vez mais lugares.
Na sequência da temporada curitibana de O Fantasma de Friedrich, ele irá estrear em São Paulo, para então partir para outras capitais. Mas o espetáculo também deve voltar em breve para casa para chegar a mais curitibanos.
SERVIÇO | O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk
Onde: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 | Curitiba/PR;
Quando: de 18 a 21 de maio. Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h;
Quanto: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada). Ingressos à venda aqui.
Classificação: 14 anos.
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